Estendendo-se por todo o mês de junho, a celebração busca conscientizar sobre a importância de desenvolver atitudes sustentáveis no dia a dia para a conservação da natureza
A Administração Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, divulga a programação envolvendo mobilização comunitária, educação e práticas sustentáveis para este mês de junho, o Mês do Meio Ambiente 2026. As ações têm como principal objetivo promover a conscientização da população sobre a importância da sustentabilidade e dos cuidados, uma vez que a preservação do meio ambiente depende, em grande parte, da mudança de comportamentos individuais e coletivos.
A primeira mobilização acontecerá no Calçadão, no dia 16, das 9h às 18h, onde acontecerá a doação de mudas de plantas nativas, coleta de eletroeletrônicos, coleta de vidros, recolhimento de óleo de cozinha usado e comercialização de sabão feito pela cooperativa da Escola Salvador Bordini. A ABAPA estará presente na ação para divulgar o seu trabalho. Porém, em caso de chuva, a atividade será remarcada.
No dia 18, a Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI), promoverá a palestra "Desafios das Energias Renováveis". O diretor da empresa Biometano Sul, Rafael Salamoni, explicará o processo de transformação do lixo em biocombustível. A palestra acontecerá no auditório da ACI, na Rua Padre Arlindo Marcon, 300, bairro Triângulo, com recepção a partir das 18h30. As inscrições ocorrem até o dia 11 de junho por meio do formulário, clicando aqui, ou através do QR Code presente na arte de divulgação abaixo.
Além disso, no dia 22, às 14h, será organizado, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Carlos Barbosa, um encontro com os agricultores do município. A palestra tratará da conformidade ambiental, com orientações práticas para o agricultor. A ação será na sede do Sindicato, na Rua Dr. Carlos Barbosa, 340, Centro, e será aberta ao público, sem necessidade de inscrição.
Conforme o secretário Itacir Rossi, o mês de junho eleva o protagonismo que o meio ambiente deve ter e que a reflexão vai além da preservação, proibição ou autuação: “É um convite à ação coletiva entre todos, desde poder público, empresas e população, uma vez que a responsabilidade ambiental começa nas atitudes diárias de cada cidadão e se une aos serviços realizados pelo município, resultando em uma cidade mais limpa, saudável e preparada para o futuro.”
O secretário também destaca que a sua pasta oferece agendamentos durante todo o mês para palestras e visitas técnicas na unidade de transbordo e triagem, para onde são encaminhados os resíduos coletados no município. Os agendamentos podem ser realizados através do WhatsApp (54) 3461-8881.
Por Assessoria de Imprensa
Arte de divulgação: Assessoria de Imprensa
Funcionamento acontece das 8h às 12h
Dados apresentados detalham atendimentos, serviços realizados e investimentos da rede municipal de saúde no período
Serviços funcionarão em horário reduzido entre os dias 15 de junho e 10 de julho
Nesta fase, alunos das escolas do município disputarão a modalidade de futsal
Bolsas de sangue coletadas superaram o total registrado na ação passada
As inscrições seguem abertas, mas as vagas são limitadas
O novo sorteio contemplou cinco pessoas e os valores serão transferidos via PIX ou transação bancária
Investimento de R$ 2,89 milhões contempla melhorias nas ruas Pio XII, Treviso e Monte Castelo