A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu dois chamados esta semana referente ao descarte incorreto de resíduos de saúde, e que foram encontrados pelos garis que realizam a Coleta Seletiva no município. Ambos os chamados foram no interior, sendo um deles na Linha Doze e outro na Linha Dezenove.
Em um dos locais foi encontrada uma caixa com seringas utilizadas, provavelmente em animais bovinos. No outro local, havia uma sacola com frascos de medicamentos.
A Secretaria alerta que esses materiais podem provocar acidentes e contaminação para quem trabalha no recolhimento e na reciclagem dos resíduos, além de poluir o meio ambiente, sendo que o descarte junto à Coleta Seletiva municipal é proibido.
Onde descartar agulhas e seringas?
A única forma correta de realizar o descarte é guardar o material em um recipiente separado e que possa ser fechado. Depois, basta levar até o Centro Municipal de Saúde onde serão encaminhados para destinação ambiental correta, evitando a poluição e a contaminação. ATENÇÃO! Estabelecimentos de saúde que geram esses resíduos devem contratar destinação ambientalmente correta para tal finalidade.
Onde descartar medicamentos vencidos e suas embalagens?
Esses resíduos fazem parte da chamada logística reversa, ou seja, quem vende é obrigado a recolher. Procure a farmácia onde você adquiriu o medicamento para fazer esse descarte. A Farmácia Municipal também recebe os medicamentos vencidos e suas embalagens. Lembrando que somente a embalagem que entrou em contato direto com o medicamento deve ter essa destinação adequada e todo esse cuidado.
Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3461-8879, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com o Meio Ambiente
Foto: Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Avaliação envolveu 1.720 estudantes e destacou avanços no aprendizado
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Nova data se estende até 31 de dezembro de 2026. Porém, espaços situadas em um raio de 500 metros da Prefeitura deverão ser concluídos até julho de 2026
Os familiares ou responsáveis devem realizar agendamento prévio e apresentar documentação completa para efetivar a matrícula
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Obra chega a 30% de execução e segue com previsão de entrega dentro do cronograma