Na tarde desta segunda-feira, (17), estudantes do 5º e 9º anos da Escola Estadual São Roque, participaram de uma visita à Unidade de Triagem e Transbordo de Resíduos em Barão, onde são encaminhados os resíduos provenientes da coleta seletiva municipal.
A visitação foi guiada por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que explicaram todo o processo pelo qual passam os resíduos orgânicos e recicláveis coletados em nosso município por meio da coleta seletiva. Os resíduos recicláveis são encaminhados para triagem, que separa resíduos recicláveis dos rejeitos. Os materiais que serão posteriormente vendidos são prensados em fardos e os rejeitos são destinados para aterro sanitário às custas da empresa contratada. Já os resíduos orgânicos são recebidos na unidade de transbordo, carregados em um veículo maior para serem transportados até o aterro sanitário.
Estão previstas várias visitas com estudantes de escolas do município neste mês de julho e também em agosto. A visualização do que acontece com nossos resíduos é de suma importância para entendermos a nossa responsabilidade como cidadãos neste processo. É impactante ver que são pessoas que fazem todo o serviço relacionado aos resíduos, e o quanto precisamos cuidar do que geramos e separar corretamente.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria do meio Ambiente
Imunização é oferecida gratuitamente na Sala de Vacinas e reforça a prevenção contra a doença
Serviços municipais terão mudanças de horário nos dias 16 e 17 de fevereiro
Evento celebra a cultura germânica com cervejarias locais, gastronomia e atrações musicais no Parque da Estação
Secretaria de Saúde reforça alerta à população sobre os riscos do acúmulo de água parada
Rede municipal inicia ano letivo nas escolas de ensino fundamental
Capacitação abordou boas práticas de manipulação e higienização de alimentos nas cozinhas escolares
Materiais orientam o contribuinte sobre como gerar a guia pelo site do município ou pelo aplicativo Barbosa Digital
Capacitação promovida pela Secretaria da Educação integra a Operação Rodovida 2025/2026 e reforça a segurança no transporte de estudantes da rede municipal