A Administração Municipal de Carlos Barbosa informa que, foram encontrados em descarte irregular, seringas, agulhas, ampolas, luvas e frascos de medicamentos de uso veterinário encaminhados para a Usina de Triagem do Município em meio aos resíduos recicláveis. Devido à presença destes materiais, colocados de modo irregular na Coleta Seletiva, um funcionário da Usina acabou se ferindo com uma agulha.
Este não é o primeiro caso de destinação incorreta de resíduos relativos à saúde, e por conta de suas características, além de causar danos a saúde dos trabalhadores, podem causar prejuízos ao meio ambiente em função do risco biológico e infectocontagioso, classificado conforme a Resolução CONAMA n°358/2005 e Resolução Anvisa n°222/2018, os quais devem passar por um tratamento específico antes de serem descartados e sua coleta precisa ser feita por meio de estanques, rígidos, hígidos e resistentes.
Assim, a Secretaria Municipal de Agricultura de Meio Ambiente trabalhará para a identificação dos responsáveis pela destinação incorreta e tomará as medidas administrativas cabíveis. Mais informações podem ser adquiridas através do 3461-8879.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Pedro Ernesto Fabrin
Imunização é oferecida gratuitamente na Sala de Vacinas e reforça a prevenção contra a doença
Serviços municipais terão mudanças de horário nos dias 16 e 17 de fevereiro
Evento celebra a cultura germânica com cervejarias locais, gastronomia e atrações musicais no Parque da Estação
Secretaria de Saúde reforça alerta à população sobre os riscos do acúmulo de água parada
Rede municipal inicia ano letivo nas escolas de ensino fundamental
Capacitação abordou boas práticas de manipulação e higienização de alimentos nas cozinhas escolares
Materiais orientam o contribuinte sobre como gerar a guia pelo site do município ou pelo aplicativo Barbosa Digital
Capacitação promovida pela Secretaria da Educação integra a Operação Rodovida 2025/2026 e reforça a segurança no transporte de estudantes da rede municipal