Agricultura 03 de Maio de 2024 às 17:06

Interior do Município é o mais atingido pela enxurrada desta semana

Equipes da Prefeitura trabalham diariamente desde o início das chuvas, para desobstruir estradas e acessos de moradores.

Nesta semana, Carlos Barbosa também foi atingida pelas fortes chuvas que elevaram níveis de rios, provocaram alagamentos e deslizamentos, quedas de árvores e postes em praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul.

Aqui na cidade, houve registros de alagamentos em residências, ruas e locais públicos. Também, várias famílias são atendidas no ginásio do Bairro Aparecida com refeições e local para dormir, assistidas por voluntários e equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação.

Mas, foi no interior que o problema se agravou, com a chuva forte atingindo quase todas as localidades, provocando problemas diversos aos moradores e produtores rurais.

Com o trabalho incansável das equipes de várias secretarias e o apoio da Guarda Municipal, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, forças policiais, entidades e população, os esforços são concentrados na busca de famílias isoladas e desobstrução de estradas e encostas, além de outros serviços básicos para o retorno da locomoção das pessoas.

Veja abaixo algumas informações que obtivemos com equipes da Secretaria da Agricultura em relação a algumas regiões do nosso interior:

• Região de Santa Clara Baixa, está interditada desde os arredores da “Pedreira”, até as duas pontes em curva na RS-446;

• Santo Antônio de Santa Clara Baixa, trancados praticamente todos os acessos até Torino, onde as equipes da Prefeitura conseguiram desobstruir alguns pontos. Mas ainda tem várias barreiras caídas; Algumas estradas que são paralelas a RS-446 estão interditadas;

• Nos arredores do Bairro São Paulo, as equipes da Prefeitura conseguiram desobstruir alguns pontos;

• 1ª Seção de Castro, alguns pontos estão com trânsito liberado, mas muitos ainda com quedas de barreiras e problemas de tráfego;

• Torino Baixo, muitos pontos trancados para tráfego de veículos;

• Região do Cinco da Boa Vista, são locais pontuais com problemas. Mas com muita lama;

• Em Arcoverde, a conhecida e histórica Ponte dos Arcos, na estrada para São Rafael está interditada e muito danificada pela água que subiu e atingiu a estrutura, levando boa parte dela. Na região de Coblens, estradas interrompidas e pontos "atoladores";

• Linha 12, Linha Sobra e Linha 19 com muitos pontos interrompidos;

• Região de Santa Luiza e Forromeco é a que mais sofre com muitos deslizamentos em propriedades e encostas, obstruindo estradas e acessos a residências, além de acúmulo de água em muitos pontos.

As demais regiões ainda não foram contabilizadas em atualização desta sexta-feira.

As equipes de obras trabalharão no fim de semana para adiantar pontos que estão obstruídos. Outras informações serão repassadas assim que as equipes atualizarem as ações realizadas.

Fotos: Equipes das Secretarias Municipais