No Brasil, a cada hora, três crianças ou adolescentes são abusados sexualmente.
O dia 18 de maio foi instituído a partir da aprovação da Lei Federal n° 9.970/00, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com objetivo de mobilizar toda a sociedade a fazer parte dessa luta. Frente a isso, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação ressalta a importância dessa data e da responsabilidade de todos estarem atentos e denunciarem qualquer tipo de violência contra o público infantojuvenil.
Existem diferentes tipos de violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes e os abusos sexuais podem ocorrer com ou sem contato físico. Qualquer tentativa de toque ou relação sexual com as vítimas é considerado abuso com contato físico. Já, os abusos sem contato físico são:
Assédio sexual, que se baseia na maioria dos casos, na posição de poder do agressor sobre a vítima, que é chantageada e ameaçada;
Abuso sexual verbal, definido como falas erotizadas direcionadas às vítimas;
Exibicionismo, ato de mostrar os órgãos genitais às vítimas;
Exibição de conteúdos pornográficos às vítimas.
É de extrema importância que os pais ou responsáveis fiquem atentos a qualquer comportamento estranho que a criança ou adolescente possa vir a apresentar, pois em muitos casos, pode estar ligado a abusos sofridos. Além disso, é muito importante que os pais ou responsáveis deem liberdade ao seus (as) filhos (as) para que possam conversar abertamente sobre qualquer assunto.
No Brasil, crianças e adolescentes são protegidos por várias normas jurídicas e institucionais que garantem seus direitos humanos fundamentais.
A Constituição Federal, em seu artigo 227, determina que: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”
Além disso, temos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê proteção integral às crianças e adolescentes. Igualmente, estabelece os direitos e deveres do Estado e dos cidadãos responsáveis pelos mesmos.
O Conselho Tutelar também tem a função de proteger o público infantojuvenil quando houver qualquer tipo de violação de seus direitos. O Conselho fiscaliza as instituições que lidam com menores de idade e presta serviço de orientação aos pais ou familiares.
Vítimas ou testemunhas de violação dos direitos de crianças e adolescentes, devem denunciar pelo Disque 100 ou entrar em contato com o Conselho Tutelar, pelos telefones (54) 3433-2918 ou (54) 9 9632-8803 (Plantão 24 horas). O encaminhamento será feito a equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que fará o devido acompanhamento.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Devido à mudança para o novo local, serviços de regulação estarão indisponíveis na quinta-feira, 28, retornando ao normal no dia seguinte.
Alunos do Ensino Médio e de variados cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 12/09.
Evento musical inicia às 19h na sede do CTG Trilha Serrana.
Estudantes das escolas do município tiveram a oportunidade de levar seus experimentos aos visitantes.
Falta de comprovação, até 29 de agosto, resultará na exclusão da participação.
Medida foi necessária diante da identificação de dados inconsistentes na primeira etapa de votação.
Cerimônia marca o início das comemorações da Semana da Pátria no município.
Metas foram atingidas pelo esforço de todos os profissionais e também pelo engajamento da população.