Precipitação das últimas 24h é uma das maiores já registradas no Município e causou estragos, principalmente em estradas do interior.
Neste sábado (18), a Administração Municipal publicou o Decreto n.º 4.161 para Situação de Emergência devido ao volume excessivo de chuvas das últimas 24 horas.
Segundo o documento assinado pela Prefeita em Exercício Beatriz Martin Bianco, fica decretada a Situação de Emergência a partir desta data, no território municipal afetado pelo granizo, alagamentos, deslizamentos, enxurradas, inundações em imóveis, interrupção de estradas, danificação de asfalto, entupimento de bueiros, danificação de plantações, ocasionando situações de riscos ou de difícil reparação, permitindo que as Secretarias do Município estejam à disposição da Defesa Civil para a utilização de voluntários em ações que possam diminuir os impactos causados pelas chuvas volumosas. Além de auxílios diversos que a situação permite. Veja o decreto completo em anexo.
Suspensão de dois dias de aula
A Secretária Municipal da Educação, Eliani Inês Lanzarini, visitou, nesta manhã de sábado, as escolas do Município para conferir as condições dos prédios e salas. Na noite da sexta-feira (17), a Escola Nossa Senhora Aparecida registrou alagamento pela água da chuva, mas, nenhum estrago significativo foi observado, restando água e barro para ser removido. Porém, em conjunto com o Gabinete, ambos decidiram suspender as aulas nos dias 20 e 21/11 (segunda e terça-feira). A medida é de extrema necessidade pela segurança dos alunos que deve ser garantida. Os professores e demais funcionários da rede de ensino municipal cumprirão carga horária normal em seus ambientes de trabalho.
Outras ações da Administração Municipal
Ainda na manhã deste sábado, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Itacir Rossi, anunciou a suspensão do recolhimento de resíduos recicláveis no interior do Município para a próxima semana. Essa decisão foi motivada pelas péssimas condições das estradas, que as equipes da prefeitura já trabalham para normalizar. Porém, já se calcula que os trabalhos devem se estender por vários dias.
A Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Gisele Guerra, em conjunto com demais servidores do Município, realizou visitas em locais que poderiam ter ocasionado problemas maiores para moradores, mas não constatou nenhuma emergência significativa.
A Secretária Municipal da Saúde, Lisiane Debona, percorreu os postos de saúde do interior e constatou infiltrações em alguns prédios. No Centro Municipal de Saúde Helmo Sebastião Diello, a forte precipitação causou alguns pontos de goteiras. Mesmo problema registrado no prédio do Centro Administrativo Armando Gusso.
As equipes da Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, com o acompanhamento do Secretário Jurandir Bondan, desde a noite da sexta-feira, estão empenhados em amenizar os problemas com as vias, calçadas, bueiros e outros locais onde foram registrados problemas com a vazão de água durante a forte chuva.
Outro problema que a chuva causou, refere-se à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, que informou o atraso na instalação da decoração natalina, já que inicia oficialmente no próximo dia 25 de novembro com a Chegada do Papai Noel e a precipitação dos últimos dias atrasou os preparativos conforme planejado.
A Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e equipes das Subprefeituras trabalham no atendimento dos locais em situação crítica na cidade e interior.
As diversas imagens dos estragos causados pela chuva, você pode conferir na galeria de fotos.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: servidores e moradores
Quadro se completa com a chegada do subprefeito de Santo Antônio de Castro, na próxima segunda, dia 10.
Além de eventos musicais, o CCI oferece durante o ano, exercícios físicos, danças, expressão corporal, vocal e artesanato, que auxiliam para uma vida mais saudável na terceira idade.
A apresentação dos documentos deve ser realizada a cada três anos para imóveis localizados em zona urbana, cuja destinação seja rural.
Alteração já vale a partir de hoje. Adequação foi sugerida pelo engenheiro de tráfego contratado para averiguações na mobilidade urbana da cidade.
São três etapas anuais para recolher materiais que podem acumular água. Pede-se que a população colabore e reúna o material para o recolhimento.
Jogos acontecem neste sábado e domingo, na quadra de areia do Parque da Estação e deve reunir bom público que gosta de vôlei e futevôlei.
Atividades físicas, danças, expressão corporal, e outros, são oferecidos no local e auxiliam para uma vida mais saudável.
União de esforços, possibilita mais facilidade no processo de pavimentação de ruas, resultando em mais qualidade de vida aos moradores.