Contribuintes já podem acessar as guias online sem a necessidade de deslocamento até a Prefeitura
No último dia 20 de janeiro, a Secretaria Municipal da Fazenda liberou o canal digital para a emissão das guias de pagamento das Taxas e ISS Fixo, que está localizada neste link para acesso.
Atualmente, podem ser emitidas de forma digital as guias referentes à Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento (TFLF), Taxa de Fiscalização Sanitária (TFSA) e ao ISS Fixo, permitindo que o contribuinte realize todo o processo de forma online, com mais comodidade e segurança, sem a necessidade de deslocamento até a Prefeitura.
As taxas TFLF e TFSA têm vencimento no dia 28/02/2026. O Contribuinte sujeito às taxas, cujo valor individual exceda R$721,58, pode optar pelo pagamento em duas parcelas, com vencimento em 28/02 e 28/03/2026.
Já para o ISS FIXO 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista, garante um desconto de 20%. Há ainda a possibilidade de efetuar o pagamento em nove parcelas mensais, com vencimento inicial em 15 de abril.
Modernização na digitalização dos serviços
O formato digital está sendo implantado neste ano de 2026 para diversas taxas e para o pagamento do IPTU no município, sendo um processo que está acompanhado de orientações e auxílio aos cidadãos que tiverem quaisquer dificuldades ou dúvidas no processo.
Conforme o secretário da fazenda Samuel Ritter, “nos últimos anos, o Município vem implementando gradualmente a digitalização de diversos processos administrativos, o que reduziu custos com material de expediente e eliminou rotinas desnecessárias. Essa iniciativa tem gerado economia contínua de recursos públicos, além de maior agilidade, transparência e eficiência na gestão, voltados para a melhoria da prestação de serviços diretos à população.”
A Secretaria da Fazenda destaca que, mesmo com a modernização dos serviços, o atendimento presencial permanece disponível para orientar e auxiliar contribuintes que tenham dificuldades no acesso ao sistema ou dúvidas quanto à emissão das guias e aos valores lançados.
Para informações ou dúvidas, o contato com o setor da secretaria pode ser realizado pelo (54) 3461-8842.
Por Assessoria de Imprensa / Fazenda
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Carlos Barbosa
Órgão substitui a Proarte a partir de 2026
Porém, a Secretaria da Fazenda estadual mantém a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica e novos talões não poderão ser solicitados
Documentos devem ser apresentados a cada três anos ou sempre que houver alterações no imóvel
Ferramenta digital aproxima o poder público do setor empresarial e facilita o acesso às oportunidades de negócios
Inscrições devem ser realizadas até o dia 04 de fevereiro, exclusivamente pelo WhatsApp da Secretaria da Educação
Intervenção na via do Bairro Bela Vista contempla asfalto próximo ao acesso à Escola Basílio Nazareno Ceratti
Secretaria da Saúde chama os cidadãos para auxiliarem nos cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti