No sábado, 23 e na terça-feira, 26, os feirantes distribuirão um brinde aos clientes que
estiverem pela Feira, como forma de agradecimento pelo apoio durante estes 30 anos de atividade.
A Feira do Produtor iniciou em Carlos Barbosa no dia 21 de outubro de 1991 e tem como Presidente Coordenador, o Sr. Victor Taufer, único produtor que permanece em atividade desde a primeira Feira. Na época, acontecia sempre aos sábados de manhã, em frente a Estação Férrea e contava com nove feirantes, sendo eles: Família Taufer, Família Bertotto, ambos residentes da Linha 12, Família de Geraldo Canal, da Linha 19, Família de Inês Zaro e Mauro Benedetti, de Torino, Família de Evaristo Canal, Família de Rosa Spessatto, ambos do Bairro Ponte Seca, Família de Pedro Borsoi, da Linha São José, Família de Severino Loss, da Linha Muller, Família de Gelci Thums e Sidnei Canal, da Linha Paraguaçu.
Cada um destes feirantes, montava sua própria estrutura e sua banca para comercializar sua produção de frutas, verduras, farináceos, queijos e embutidos.
No decorrer do tempo, a Feira mudou de local e as barracas foram substituídas por casinhas, onde permanecem até hoje. Ao longo do tempo, novos feirantes foram admitidos e alguns deixaram de fazer parte da Feira.
Desde o início, a Feira do Produtor sempre contou com o apoio das entidades do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carlos Barbosa, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) de Carlos Barbosa e da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Agricultura.
O Presidente Coordenador da Feira, Sr. Victor Taufer comenta que: “Com o passar dos anos, a Feira foi ganhando mais espaço e o gosto dos barbosenses. Os feirantes e produtores de hortifrutigranjeiros passaram a aprimorar suas técnicas agrícolas e construir as primeiras estufas para produção de hortaliças e pomares para frutas. Ao mesmo tempo em que a produção de farináceos, queijos e embutidos evoluiu, se adequou, produzindo produtos de qualidade e evoluindo para agroindústrias”.
A Feira do Produtor é uma entidade organizada, que obedece ao seu estatuto social e segue uma série de regras estabelecidas internamente pelos feirantes, além de, cumprir todas as normas e exigências da fiscalização sanitária do município.
Hoje, a Feira acontece todos os sábados de manhã, das 6h às 11h e nas terças-feiras das 13h às 18h, nas casinhas localizadas na Rua Júlio de Castilhos e os produtos comercializados são: farináceos em geral, embutidos, queijos, frutas, verduras e flores.
Atualmente, oito famílias de produtores fazem parte da Feira, sendo eles: Nilvo Dalsin, Zair Ferrari, Maristela Canal, Rosa Spessatto, Victor Taufer, Nilvo Taufer, Clovis Basso e Agedir Jesus Gaspar.
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com Victor Taufer
Fotos: Sandro Darsie e Rafaela Steffani
O comprovante de residência será verificado conforme critérios legais, e o uso de documentos falsos é passível de penalidades previstas em lei
Espaço disponibilizará livros para pessoas idosas cadastradas
Intervenções no Bairro Aparecida também incluem nova tubulação e substituição de galeria
Iniciativa busca ouvir fornecedores e aprimorar processos de compras públicas no município
Transferência ocorre no dia 17 de outubro e o serviço passará a funcionar na antiga Clínica das Especialidades
Alunos do 1º ano e do Pré B serão direcionados para escolas próximas de suas residências, conforme atualização recomendada pela Promotoria de Justiça
Saiba mais sobre a subprefeitura, as ações realizadas na comunidade e a estrutura de maquinário disponível.
Município é reconhecido como o berço da imigração polonesa no estado