A secretaria que abrange o setor tributário e de finanças do Município tem novo gestor a partir desta terça-feira, 02 de maio.
O economista, ex-secretário estadual e ex-prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, integra a equipe da Administração Municipal como Secretário da Fazenda desde a manhã de hoje em substituição ao até então secretário Vanderlei R. Schneider, que solicitou seu retorno ao antigo cargo de Contador do município, que contava com uma única servidora.
Breda, como é conhecido no meio político, é aposentado do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS) e tem larga experiência nos setores público e privado, sendo Economista pós-graduado com especialização em Administração Financeira como servidor do Judiciário. Foi Chefe de Gabinete e Secretário Estadual do Meio Ambiente e das Obras Públicas no governo de Yeda Crusius; Secretário de Finanças, Planejamento, Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo e Vice-Prefeito de Campo Bom. Em sua cidade natal, Cotiporã, foi prefeito por duas oportunidades. Além disso, obteve vários destaques como Gestor Público e alcançou liderança em associações do setor como a AMESNE (acesse o currículo completo aqui).
José Carlos Breda tem 69 anos, é filiado ao PP e aceitou o convite do prefeito Everson Kirch, seu amigo pessoal, para esse novo desafio. Em conversa com a assessoria de imprensa, ele respondeu a algumas questões.
Assessoria de Imprensa: Como foi o convite do prefeito Kirch?
Breda: Fiz uma palestra aos cargos de chefia em novembro de 2021, no início de 2022 conversamos sobre a possibilidade de integrar a equipe. Gostei de conversar com o jovem prefeito Kirch, sua vontade de fazer, inovar, realizar, com uma disposição incrível. Em função de um outro compromisso que assumi no ano passado com a campanha a governador do Senador Luiz Carlos Heinze o projeto ficou adiado. Há poucos dias fui convidado para novamente palestrar, ocasião em que o convite me foi feito e desta vez pude aceitar e assumir uma das pastas mais importantes e desafiadoras de qualquer governo: as finanças.
Assessoria de Imprensa: O que considera mais desafiador em uma secretaria de fazenda municipal?
Breda: Manter as finanças equilibradas, só gastar o que se tem em caixa e ao mesmo tempo, dar celeridade na execução dos projetos da administração barbosense, os quais são muitos e grandiosos. Acelerar.
Assessoria de Imprensa: Sendo secretário estadual, municipal e prefeito em outras cidades, isso facilitará para um rápido entrosamento em Carlos Barbosa?
Breda: Com certeza. O aprendizado da vida a gente sempre agrega e compartilha com os colegas, mas o eterno aprender e se reinventar é absolutamente necessário. As coisas mudam muito rapidamente. Os princípios são imutáveis e são os fundamentos para uma excelente administração, independentemente de esfera governamental. Pelo que vi, a equipe é extraordinária, muito capacitada e com vontade de fazer e é com essa energia que estou me integrando. Vou dar o melhor para fazer também o melhor e corresponder as expectativas do prefeito Kirch, da vice Bea e principalmente da comunidade Barbosense, a qual é a razão de tudo!
Breda fará a função de Secretário Municipal da Fazenda e também de aproximação com órgãos e lideranças estaduais em virtude de sua grande rede de contatos. Isso agregará muito a todos os setores do Município de Carlos Barbosa.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: arquivo pessoal
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.
Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.
Secretaria da Fazenda facilitou o pagamento aos contemplados para recebimento do valor via PIX ou transação bancária.
Confira as datas das próximas parcelas e formas de pagamento disponíveis para não ficar em débito com o município.
População poderá indicar prioridades em educação, saúde e pavimentação para inclusão nas leis orçamentárias municipais.
EMEI Arco-Íris e EMEF Nossa Senhora Aparecida, estão recebendo melhorias na segurança e no conforto para valorizar alunos e educadores.