Na última segunda-feira (04), as duas escolas de Tempo Integral Governador Leonel de Moura Brizola, do bairro Navegantes e Santa Luzia, da comunidade de Santa Luiza, receberam alguns integrantes da aldeia indígena Kaingang Goj Kusug, acompanhados por Carlos Alberto da Rosa Maciel, extensionista rural da Emater do município de Capela de Santana, a principal entidade de apoio de extensão rural e articulação entre escolas, município e Governo do Estado para esse assunto. Eles estiveram dividindo conhecimento com os alunos sobre seus costumes apresentados em uma conversa.
A palestra foi sobre sua rotina cotidiana, valorização da cultura, língua falada, trabalho, artesanato, estilo de vida, perfil familiar, religião, organização e regras da comunidade. Os alunos e professores interagiram o tempo todo com vários questionamentos e ainda puderam ver de perto vários artigos de artesanato confeccionado pelos indígenas, o que chamou muito a atenção dos alunos.
Os índios da aldeia Kaingang Goj Kusug são oriundos da região da cidade de Tenente Portela, onde existe uma das maiores aldeias do estado. Seus antepassados percorreram um longo caminho para formar nova aldeia, passando pelo vale do Taquari, por Montenegro, até chegar no município de Capela de Santana, onde atualmente vivem cerca de 24 famílias, com mais de 100 integrantes.
Por Assessoria de Imprensa / Secretaria da Educação
Fotos: Secretaria da Educação
Cerca de 480 atletas inscritos nas categorias adulto e infantil, vão disputar as premiações desta edição
Novo padrão nacional da NFS-e exige adequações de empresas e profissionais prestadores de serviços
32ª Noite dos Reis mantém a tradição do reisado no Município
Formulário para preenchimento está à disposição de forma digital e física e segue até 31 de julho de 2026
Natal e de Ano Novo alteram horários de setores municipais, enquanto outros seguem atendendo em horários específicos
Investimentos superiores a R$12 milhões em 2025 impulsionam projetos sociais, educacionais, culturais e de segurança no município
Feriados de Natal e Ano Novo, somado ao período de férias de servidores, ocasionaram as mudanças
Em 2025, foram entregues 56 novos lóculos, e mais 30 novas unidades deverão ser entregues no início de 2026