A inspiração para a ação veio de mãe de um aluno, com presença significativa na escola, contribuindo ativamente para a integração de seu filho na comunidade escolar.
No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma data que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas com essa condição genética. Pensando nisso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral Santa Luzia, em colaboração com a mãe de um de seus alunos, organizou uma emocionante iniciativa para marcar essa data.
Gabriel, um aluno cheio de energia e potencial, está no Pré A e, apesar de ainda estar se adaptando ao ambiente escolar, tem muito a ensinar e compartilhar com o mundo. Salete, mãe do aluno, trouxe a ideia de participar do Dia Internacional da Síndrome de Down para a escola – que aceitou prontamente – propondo uma atividade que envolvesse os alunos, professores e funcionários em um gesto de apoio e solidariedade.
O objetivo da iniciativa, era criar um momento de conscientização sobre a Síndrome de Down e promover a inclusão de forma prática e afetuosa. No dia da iniciativa, os alunos do Pré A ao 9º ano, se reuniram em círculos, abraçando e acolhendo uns aos outros, enquanto Gabriel e sua mãe ocupavam o centro desses círculos, vestindo meias coloridas, que simbolizavam a diversidade e a singularidade de cada indivíduo.
Conforme a direção da escola, a participação dos alunos foi emocionante e inspiradora, demonstrando sua compreensão e empatia em relação à importância da inclusão e do respeito às diferenças. Para Salete, Gabriel e toda a comunidade escolar, esse foi um momento de aprendizado e crescimento, que reforçou a importância de promover um ambiente escolar acolhedor e inclusivo para todos.
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: EMEFTI Santa Luzia
Avaliação envolveu 1.720 estudantes e destacou avanços no aprendizado
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Nova data se estende até 31 de dezembro de 2026. Porém, espaços situadas em um raio de 500 metros da Prefeitura deverão ser concluídos até julho de 2026
Os familiares ou responsáveis devem realizar agendamento prévio e apresentar documentação completa para efetivar a matrícula
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Obra chega a 30% de execução e segue com previsão de entrega dentro do cronograma