Iniciou na semana passada, 1º de maio, a Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa, que é destinada aos bovinos e búfalos de todas as idades. Com dados da SEAPDR – Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, é esperado que sejam imunizados 12,5 milhões destes animais, envolvendo cerca de que 300 mil no processo, cuja meta é atingir uma cobertura vacinal superior a 90%. Em Carlos Barbosa, segundo o Censo Agropecuário de 2018, o rebanho é de aproximadamente 12 mil.
De acordo com Departamento de Defesa Agropecuária da SEAPDR, este ano a vacina contra a febre aftosa sofreu alterações em sua formulação, com a redução na dosagem de aplicação, de 5 para 2 ml – a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C) e as apresentações comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada no intuito de diminuir os nódulos.
Assim, os produtores deverão adquirir as doses para vacinação de seus rebanhos nos comércios agropecuários e posteriormente, comprovar a aplicação da mesma por meio de apresentação da nota fiscal na inspetoria de defesa agropecuária de Carlos Barbosa, localizada na rua Walter Jobim, nº35, do bairro Planalto. O prazo máximo para a comprovação é de cinco dias úteis após o término da etapa, sendo que os produtores que não comprovarem, possivelmente serão autuados conforme determinação do Decreto Estadual 52.434/2015, e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com impactos econômicos e sociais nos locais onde advém. Os últimos focos da doença no Estado ocorreram nos anos 2000 e 2001 e acarretaram graves prejuízos econômicos, como o sacrifício e abate sanitário de aproximadamente 29 mil animais, além de perdas econômicas geradas pelo impedimento do comércio nacional e internacional de produtos de origem animal e vegetal.
Mais informações podem ser obtidas através do 3461-1161.
Texto: Daiane Altíssimo
Foto: Divulgação
Escolas e entidades do município seguirão novo trajeto pela Rua Rio Branco; Veja alterações no trânsito.
Iniciativa reforça a importância do cuidado contínuo diante do tumor maligno de maior incidência no país.
Devido à mudança para o novo local, serviços de regulação estarão indisponíveis na quinta-feira, 28, retornando ao normal no dia seguinte.
Alunos do Ensino Médio e de variados cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 12/09.
Evento musical inicia às 19h na sede do CTG Trilha Serrana.
Estudantes das escolas do município tiveram a oportunidade de levar seus experimentos aos visitantes.
Falta de comprovação, até 29 de agosto, resultará na exclusão da participação.
Medida foi necessária diante da identificação de dados inconsistentes na primeira etapa de votação.