Em cerimônia especial, a UNDIME reconheceu a excelência no trabalho da Secretaria Municipal da Educação de Carlos Barbosa.
A Secretaria Municipal da Educação foi agraciada nesta quarta-feira (18), com um reconhecimento na educação a nível nacional. Trata-se do “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, que busca reconhecer boas práticas e esforços das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. Estiveram representando a secretaria da educação em Porto Alegre, no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, a Secretária Municipal da Educação, Eliani Inês Lanzarini e o Supervisor de Ensino, Marcos Fontana Cerutti. A realização foi da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Em setembro passado, o Governo Federal, através do Ministério da Educação, lançou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, por meio do Decreto nº 12.191, que visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras ao longo do ano. Participam as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Nos municípios, as Secretarias Municipais devem contar com um articulador da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). O Supervisor de Ensino, Marcos Fontana Cerutti, foi o articulador responsável pelas ações e inscrição do município no processo que detalhou os itens para serem avaliados.
Conforme afirma a secretária Eliani: “A cerimônia foi uma celebração do compromisso que os municípios tiveram, garantindo que as crianças de fato, tenham acesso à alfabetização e ao aprendizado. Precisamos garantir que as crianças tenham isso, a partir daí, o restante da vida escolar está sendo escrito, garantindo que os alunos continuem aprendendo ao longo da vida e que tenham evolução como um todo. Então, o evento de hoje celebrou isso, um compromisso dos 113 municípios do nosso estado que atingiram o objetivo e nós, estamos entre eles, com muito orgulho”.
Veja a lista completa dos municípios neste link.
Por Assessoria de Imprensa
Imagens: Eliani Inês Lanzarini
População pode acessar os documentos até 3 de outubro e encaminhar manifestações pela Ouvidoria Municipal; audiência pública será realizada ao final do período.
Iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, abre inscrições nesta quarta-feira, 17 de setembro.
Com participação da Guarda Municipal e do CFC do município, as atividades ocorrem entre os dias 18 e 26 de setembro com foco na segurança viária.
Evento será realizado no CTG Trilha Serrana e contará com programação que inclui missa crioula, apresentações e mateada.
Evento reunirá profissionais da contabilidade, empresários, especialistas da área tributária e demais interessados.
Equipe Otávio Augusto venceu esta edição de 2025.
Projetos de escolas municipais e estaduais conquistam premiações em evento científico regional realizado na UCS.
Números do balanço foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na tarde de sexta-feira (12), na sala de reuniões do Gabinete.