Os Hemocentros e Bancos de Sangue precisam manter
os estoques adequados de sangue. Sua doação salva vidas.
Neste mês de dezembro, serão realizadas duas etapas referentes a Campanha de Doação de Sangue ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), que acontecerão no sábado, 17, e na terça-feira, 20, em razão dos baixos estoques de sangue. A Secretaria Municipal da Saúde informa que para a etapa do dia 17, o número de doadores já está completo, porém, para o dia 20, ainda não há inscrições.
Sua participação nas campanhas é essencial e pode salvar até quatro vidas com apenas uma doação. O consumo de sangue é diário pois é utilizado em inúmeras situações como anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, cirurgias de urgência, complicações de doenças, tratamento de câncer e outras doenças graves.
O transporte até o Hemocs é gratuito e sairá às 13h, em frente ao Centro de Saúde, na terça-feira, 20.
Para poder realizar a doação, é necessário respeitar alguns requisitos:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem ter o consentimento dos pais ou responsáveis);
- Estar bem de saúde;
- Pesar mais de 50kg;
- Dormir, ao menos, seis horas na noite anterior à doação;
- Não estar em jejum;
- Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;
- Não fumar, ao menos, duas horas antes da doação;
- Tatuagem e micropigmentação impedem a doação de sangue por 12 meses.
Impedimentos temporários para doação:
- Ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Realização de tatuagem, maquiagem definitiva e colocação de piercing nos últimos 12 meses;
- Gravidez;
- Pós parto normal (90 dias);
- Pós cesariana (180 dias);
- Gripe, resfriado e febre;
- Uso de alguns medicamentos.
Impedimentos definitivos para doação:
- Hepatite após os 11 anos de idade;
- Evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como: Hepatites B e C, Aids (HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária.
Os intervalos para doação também precisam ser respeitados, sendo eles:
Mulheres – podem doar sangue a cada três meses, não ultrapassando três doações anuais;
Homens – podem doar sangue a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações anuais.
Se você tem interesse em ser um doador, entre em contato com o Centro Municipal de Saúde pelos telefones (54) 3461-8904 ou (54) 3461-8911 e agende a sua participação.
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Sandro Darsie
Imunização é oferecida gratuitamente na Sala de Vacinas e reforça a prevenção contra a doença
Serviços municipais terão mudanças de horário nos dias 16 e 17 de fevereiro
Evento celebra a cultura germânica com cervejarias locais, gastronomia e atrações musicais no Parque da Estação
Secretaria de Saúde reforça alerta à população sobre os riscos do acúmulo de água parada
Rede municipal inicia ano letivo nas escolas de ensino fundamental
Capacitação abordou boas práticas de manipulação e higienização de alimentos nas cozinhas escolares
Materiais orientam o contribuinte sobre como gerar a guia pelo site do município ou pelo aplicativo Barbosa Digital
Capacitação promovida pela Secretaria da Educação integra a Operação Rodovida 2025/2026 e reforça a segurança no transporte de estudantes da rede municipal