Projeto desenvolvido por Mateus Colombo foi premiado
com medalha de prata na Genius Olympiad, de Nova Iorque.
Na tarde da quinta-feira, 08, Mateus Colombo, ex-aluno da Escola Estadual Elisa Tramontina, foi recebido na sala de reuniões da Prefeitura para receber uma homenagem em mãos do prefeito Everson Kirch. O ato deu-se pelo desenvolvimento do projeto Biomulching, premiado com medalha de Prata na Genius Olympiad, evento científico sediado em Nova Iorque.
O projeto desenvolvido por Mateus no ano de 2018, quando ainda era aluno do Ensino Médio, refere-se a uma lona biodegradável, de nome Biomulching, produzida à base de casca de laranja e essência de pimenta, que pode ser utilizada como cobertura de solo na agricultura. O objetivo do projeto consiste em contribuir para uma agricultura mais segura e sustentável por meio da redução do uso de agrotóxicos, diminuindo, assim, o crescimento de plantas daninhas e auxiliando no controle da umidade do solo e dos nutrientes.
Hoje estudante de Biotecnologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mateus está estudando a ação do Biomulching como inseticida, devido à essência de pimenta presente em sua composição.
A edição da Genius Olympiad que destacou o trabalho de Mateus estava marcada para acontecer em junho de 2020, mas teve de ser adiada por conta da pandemia. Acontecendo de forma online neste ano, Mateus apresentou seu projeto por meio de um vídeo.
Ele expressa gratidão pelo reconhecimento e diz que: “Desenvolver este projeto foi uma experiência fantástica, porque coloca em prática muito conhecimento adquirido nas aulas da escola e também porque começamos a desenvolver um olhar mais social, com objetivo de melhorar a vida das pessoas por meio da pesquisa e do desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, tens a oportunidade de conhecer diversos lugares do país e exterior. Recentemente participei da Genius Olympiad e foi uma experiência diferente de qualquer outra que já havia tido, de qualquer outra feira que já havia participado, em função da pandemia, onde tivemos que nos adaptar ao novo habitual e também por ter sido o primeiro trabalho apresentado em outro idioma.”
Mateus participou da homenagem acompanhado de sua família. Também estavam presentes a diretora da Escola Elisa, Rosane Giussani, a professora coordenadora do projeto, Sandra Seleri, e a Secretaria de Educação, Roneide Maria dos Santos, acompanhada da coordenadora de Educação, Fernanda Atuatti.
Para saber mais sobre o projeto, clique aqui e assista ao vídeo.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Intervenções no Bairro Aparecida também incluem nova tubulação e substituição de galeria
Iniciativa busca ouvir fornecedores e aprimorar processos de compras públicas no município
Transferência ocorre no dia 17 de outubro e o serviço passará a funcionar na antiga Clínica das Especialidades
Alunos do 1º ano e do Pré B serão direcionados para escolas próximas de suas residências, conforme atualização recomendada pela Promotoria de Justiça
Saiba mais sobre a subprefeitura, as ações realizadas na comunidade e a estrutura de maquinário disponível.
Município é reconhecido como o berço da imigração polonesa no estado
Nova disposição amplia cobertura e melhora a eficiência da coleta na cidade
Almoço festivo marca a comemoração com homenagens e apresentações dos alunos