O caso em questão pode representar o primeiro registro autóctone de Dengue no Município.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, atualizou as informações sobre o caso suspeito de Dengue ser originário na cidade. O mesmo foi registrado no início de fevereiro e, no final da tarde de segunda-feira (19), foi obtido o resultado do segundo exame, sendo positivo, após o primeiro ter resultado negativo.
Porém, uma investigação minuciosa continua em curso, pois inicialmente a paciente negou ter saído do município e, posteriormente, revelou ter viajado para a cidade de São Borja.
Até o momento, foram registrados seis casos importados e alguns ainda estão em análise. Todos os pacientes estão sob monitoramento e não apresentam sintomas graves, sendo que três já receberam alta.
A Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, pode manifestar sintomas como dor de cabeça, dor no corpo, febre, enjoos, vômitos e erupções cutâneas, além de sonolência, irritabilidade e confusão mental. Além da Dengue, o Aedes aegypti também é vetor de doenças como Zika Vírus e Febre Chikungunya.
Ressalta-se a importância de que todos estejam atentos aos cuidados preventivos e sintomas da doença. A seguir, destacam-se medidas simples, porém eficazes, no combate ao mosquito:
• Manter tonéis e caixas d'água sempre tampados;
• Limpar regularmente as calhas;
• Virar garrafas de cabeça para baixo;
• Tampar lixeiras adequadamente;
• Manter ralos limpos e com tela de proteção;
• Eliminar pratos de vasos de plantas;
• Higienizar os recipientes de água dos animais regularmente;
• Drenar água acumulada atrás das máquinas de lavar;
• Cobrir e manter piscinas e hidromassagens limpas e em bom estado;
• Limpar ralos e canaletas externas;
• Esticar lonas utilizadas para cobrir objetos, evitando acúmulo de água;
• Ficar atento a plantas como bromélias e babosas, que podem acumular água.
A Administração Municipal conta com a colaboração de todos para manter a cidade livre dessas doenças e garantir saúde e bem-estar. Caso identifique acúmulo de lixo ou água parada em espaços públicos, pede-se que comunique imediatamente à Prefeitura.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Iniciativa promove debates sobre violência, bullying, perigos na internet e uso de celular nas escolas.
Ajude a definir metas e programas que impactam diretamente o dia a dia do município.
Cerimônia celebra conclusão das obras na Rua Vereador Ubaldo Baldasso e Avenida Presidente Kennedy.
Comunidade barbosense aproveitou a coleta no Hospital Tacchini Carlos Barbosa para doar sangue.
Evite custos adicionais quitando sua parcela até a data de vencimento.
Leitores podem acessar o acervo no turno da manhã
Intervenção abrange três ruas e busca solucionar problemas de alagamentos por chuvas fortes no local.
Encontro será dividido em três horários, para que o máximo de pessoas saibam sobre as etapas do programa e requisitos de participação.