Mensalmente é realizado a limpeza dos 220 contentores de lixo, serviço fundamental para evitar maus odores e a proliferação de animais como ratos, além dos insetos. A coleta mecanizada auxilia na tarefa de recolhimento dos resíduos, afastando o perigo de acidentes com os coletores.
A Administração Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente salienta a necessidade de colaboração da comunidade barbosense em separar o lixo de modo correto, respeitando os horários da coleta a fim de propiciar a reciclagem do material, bem como encaminhar para o destino ambientalmente adequado dos demais resíduos.
Além disso, vale ressaltar que materiais como pneus, latas de tinta, lâmpadas, pilhas e baterias não podem ser descartados junto a coleta seletiva domiciliar, devendo ser devolvidos no local da compra, conforme a Lei Federal n°12.305/2010, que rege a Política Nacional de Resíduos Sólidos. E quanto aos materiais eletrônicos, estes podem ser deixados no Ecoponto Municipal, localizado na antiga garagem do prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Pedro Ernesto Fabrin
Serviços básicos e essenciais para o cidadão seguirão funcionando em horários específicos.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.