Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
Gabinete 04 de Setembro de 2025 às 15:00

Consulta Popular 2025: Prazo de votação prorrogado até 10 de setembro

Votação está disponível no aplicativo Barbosa Digital e foi estendida em razão do bom engajamento popular.


A Coordenadoria de Relações Institucionais, vinculada ao Gabinete Municipal, informa que a segunda etapa da Consulta Popular 2025 foi prorrogada e seguirá até o dia 10 de setembro, com finalização às 17h. O processo iniciou em 1º de setembro e tem como objetivo definir as propostas que receberão recursos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) em 2026.

As áreas contempladas nesta edição — educação, saúde e pavimentação — foram definidas a partir da consulta realizada em junho, durante a atualização do Plano Plurianual (PPA), quando a comunidade apontou esses setores como os de maior interesse para investimentos públicos.

Na primeira etapa da consulta, realizada entre 11 e 17 de agosto, os cidadãos indicaram as melhorias de maior relevância em cada área. Agora, as cinco propostas mais citadas estão em votação na fase final, em que cada participante deve escolher apenas uma, de acordo com sua percepção de prioridade.

Confira as propostas em pauta de cada área:

EDUCAÇÃO

• EMEI Vitória (reforma de salas);
• EMEI Arco-Íris (pátio coberto);
• EMEF Prefeito José Chies (reforma de salas);
• EMEF Salvador Bordini (novas salas);
• EMEFTI Santa Luzia (novas salas).

SAÚDE

• Incrementar os valores para cirurgias de prótese de joelho, quadril e coluna (média e alta complexidade);
• Investir em atendimento de fisioterapia domiciliar para pacientes acamados com idade acima de 75 anos;
• Ampliar investimento na saúde bucal (tratamento de canal, prótese dentária, entre outros);
• Ampliar/reformar estruturas físicas dos espaços de saúde;
• Ampliar o número de especialidades ofertadas.

PAVIMENTAÇÃO

• Estrada Julio Pozza, trecho entre a VRS-813 e Av. Raul Giacomoni (1º distrito);
• Morro de Arcoverde a São Rafael (2º distrito);
• Continuação do asfalto até o Sete de Castro, a partir da Primeira Seção (3º distrito);
• Continuação do asfaltamento de São Luiz a Santa Luiza (4º distrito);
• Continuação do asfaltamento da Estrada do Trípoli, em direção a Boa Vista do Sul (5º distrito).


A proposta mais votada de cada área será incorporada à LDO e à LOA 2026 como prioridade da Administração Municipal. Para a execução, estão previstos R$ 2,1 milhões em recursos públicos, sendo R$ 700 mil destinados a cada projeto vencedor.

A votação ocorre exclusivamente pelo aplicativo Barbosa Digital, na seção Enquetes. Após registrar o voto, o cidadão pode conferir sua participação em “Minhas Participações”.

O prazo, inicialmente previsto para 7 de setembro, foi estendido até o dia 10 em razão do bom engajamento popular. A informação foi destacada pelo Coordenador Geral de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Fábio Dolzan: “Temos observado que muitas pessoas estão realizando novos cadastros e aderindo ao aplicativo. A prorrogação foi pensada justamente para ampliar esse movimento, permitindo que comunidades se mobilizem e aumentem ainda mais a participação da população”, ressaltou.

Mais do que uma simples votação, a Consulta Popular representa um importante instrumento de democracia, permitindo a participação dos cidadãos no fortalecimento da gestão pública e garantindo que as decisões da Administração reflitam as reais demandas da comunidade barbosense.

O aplicativo Barbosa Digital para participação pode ser baixado gratuitamente na App Store (iOS) e na Google Play Store (Android). Usuários que já possuem o app devem verificar se a versão instalada está atualizada, garantindo assim o acesso à votação.

Para dúvidas ou mais informações, a comunidade pode entrar em contato com a Coordenadoria pelo telefone (54) 3461-8806.


Por Assessoria de Imprensa

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé