O fim de semana foi especial para os imigrantes italianos aqui de Carlos Barbosa. Na sexta-feira (14), chegou à cidade o Cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, para uma extensa agenda no município que incluía atendimento aos que buscam a cidadania, visita à Administração Municipal, empresas da cidade e ao FestiQueijo.
No sábado (15), Valerio participou de solenidade na localidade do Cinco da Boa Vista, iniciando na Igreja São João da Cruz, sendo considerada o marco da Imigração Lombarda no Brasil. No local, centenas de pessoas acompanharam uma apresentação de resgate da história dos antepassados apresentada em português e no dialeto. Na sequência, foi descerrada a placa afixada em frente a Igreja São João da Cruz, identificando a construção da Igreja como símbolo dos italianos provenientes das províncias de Bérgamo e Cremona, no ano de 1876.
O Bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e o Bispo Emérito, Dom Alessandro Ruffinoni, de origem bergamasca, juntamente com o Pároco, Padre Roberto Carlos Fávero, conduziram a bênção no descerramento da placa aos presentes.
Após a solenidade todos foram participar do almoço de confraternização no salão ao lado da Capela junto a apresentações de corais e de escolas do Município.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Sandro Darsie
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade
Iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância social e econômica dos tributos e promover a transparência na gestão pública
Coleções lúdicas foram entregues às instituições municipais de ensino
Ferramenta interativa permite acompanhar, em tempo real, todas as obras realizadas no município desde 2019
Evento será realizado no dia 29 de outubro, no CTG Trilha Serrana, com participação do palestrante Marco Cassel
Banca de Trocas da Biblioteca Municipal, estandes de comercialização de livros e outras atrações seguem movimentando a Feira
O evento ocorre nesta sexta-feira, dia 24 de outubro, às 20h, no CEIT, com entrada franca
As obras facilitam o acesso às comunidades com melhores condições de trafegabilidade