Todos os proprietários que possuem seu imóvel situado no perímetro urbano devem construir a calçada.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, relembra que o prazo para que os proprietários de imóveis urbanos construam suas calçadas segue até 31 de dezembro de 2025, conforme a Lei Municipal nº 3.935.
As calçadas devem seguir normas técnicas, incluindo largura mínima, acessibilidade e espaços para arborização, respeitando as distâncias mínimas entre árvores e a infraestrutura urbana.
Garantia de acessibilidade e arborização
Conforme o Código de Obras, os novos passeios públicos devem ser construídos com rampas de acesso nos locais apropriados, facilitando o uso por pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, pessoas com deficiência visual, obesos, idosos e gestantes.
Além disso, a preservação das áreas arborizadas é uma exigência do Município. Conforme os artigos 88 a 93 da Lei nº 3.364, os passeios públicos devem contar com espaços para o plantio de árvores. A Lei nº 3.935 estabelece que árvores de pequeno porte devem ter um distanciamento de 5 metros entre si, enquanto árvores de médio porte devem manter uma distância de 8 metros, respeitando ainda a localização das redes de energia elétrica.
Incentivo para a construção de passeios públicos
Como incentivo, a Prefeitura oferece apoio por meio do fornecimento de pó de brita e terraplanagem, conforme a Lei nº 2.660. Desde que a lei entrou em vigor, no ano de 2022, a Secretaria informa que já atendeu aproximadamente 480 protocolos. Somente em 2025, até o momento, foram atendidos cerca de 70 protocolos, com uma média semanal de 4 a 5 novos pedidos.
O protocolo pode ser realizado de forma presencial ou online, por meio do aplicativo Barbosa Digital ou pelo telefone, sendo necessário o envio de requerimento assinado pelo proprietário do imóvel e cópia de documento de identificação.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas pelo telefone/WhatsApp (54) 3433-2921.
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas
Quatorze candidatas disputarão os títulos de Senhorita e Dama de Companhia do festival.
Prazo para inscrições vai até o dia 8 de agosto
Mais de 34 mil pessoas passaram pelo festival gastronômico durante os cinco finais de semana de rica programação.
Equipe técnica aprofundou conhecimentos sobre legislação e práticas voltadas ao planejamento urbano.
O veículo, uma picape Frontier Attack 4x4, está personalizado e preparado para atuação operacional.
Alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto da rede municipal quanto estadual, devem regularizar seu cadastro para receber o documento e utilizar o serviço.
Treinamento gratuito será no dia 27 de agosto e orienta produtores sobre a emissão digital obrigatória que substitui o talão de papel.
Evento acontece em outubro e revelará a nova corte para representar o festival gastronômico nos próximos dois anos.