Iniciativa reforça a importância do cuidado contínuo diante do tumor maligno de maior incidência no país.
Vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, o setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), em parceria com a EMATER, promoveu neste mês de agosto dois encontros informativos junto às comunidades rurais do município, em consonância com o Programa Municipal de Prevenção ao Câncer de Pele. A iniciativa busca proteger a saúde da população por meio da educação, da disseminação de informações acessíveis e do fortalecimento de uma cultura preventiva, com o propósito de reduzir riscos futuros e garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos barbosenses.
O tema se torna relevante pelo fato de que o câncer de pele é o tipo de tumor maligno mais frequente no Brasil, correspondendo a aproximadamente 30% de todos os casos registrados, conforme dados do Ministério da Saúde. Sendo a principal causa identificada para essa prevalência a exposição prolongada aos raios ultravioleta (UV).
Com isso, as comunidades de Santo Antônio de Castro e Torino receberam palestras informativas nos dias 19 e 26 de agosto, ministradas pela médica e especialista em Dermatologia, Dra. Mônica Guzinski Rodrigues Holz, que apresentou de forma didática informações sobre:
• A evolução histórica da relação humana com o sol;
• Informações sobre radiação ultravioleta (UV);
• Tipos de câncer de pele, com diferenciação entre melanoma e não melanoma;
• Orientações gerais de cuidado e recomendações sobre fotoproteção (FPS).
Junto ao projeto, os encontros também contaram com a participação do estudante Vinícius Fernandes, da escola EEEM Elisa Tramontina, que desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre o tema para a Mostra Científica Municipal, conquistando o 1º lugar em sua categoria.
O projeto segue com novas edições programadas até o fim do ano, sendo a próxima no dia 11 de setembro, na localidade de Santa Luiza.
Informações complementares podem ser obtidas junto a Secretaria pelos telefones (54) 3461-8904 ou 8911.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: VISAT
O comprovante de residência será verificado conforme critérios legais, e o uso de documentos falsos é passível de penalidades previstas em lei
Espaço disponibilizará livros para pessoas idosas cadastradas
Intervenções no Bairro Aparecida também incluem nova tubulação e substituição de galeria
Iniciativa busca ouvir fornecedores e aprimorar processos de compras públicas no município
Transferência ocorre no dia 17 de outubro e o serviço passará a funcionar na antiga Clínica das Especialidades
Alunos do 1º ano e do Pré B serão direcionados para escolas próximas de suas residências, conforme atualização recomendada pela Promotoria de Justiça
Saiba mais sobre a subprefeitura, as ações realizadas na comunidade e a estrutura de maquinário disponível.
Município é reconhecido como o berço da imigração polonesa no estado