Na última terça-feira (22), a Administração Municipal recebeu profissionais de arquitetura e engenharia e o presidente do Consepro, Robeson Canal, na sala de reuniões do gabinete.
A reunião ocorreu para a apresentação do projeto do novo Complexo de Segurança que será construído no bairro Aparecida e abrigará a Brigada Militar, Polícia Civil e Secretaria de Segurança e Trânsito. As três forças de segurança terão prédios separados localizados em uma área de 5.638,59 m² de terreno, sendo 2.727,78 m² construídos.
O empreendimento terá padrões de construção e de acessibilidade em todos os espaços disponíveis, conforme explica a arquiteta Pauline Audibert: “o projeto tem cuidados com a acessibilidade nas entradas, nos corredores, nas salas e até entre os prédios. Os materiais que serão utilizados podem ser facilmente encontrados em lojas de materiais de construção ou empresas que os produzem”.
O Complexo como um todo
A infraestrutura foi cuidadosamente planejada, com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito posicionada estrategicamente entre os prédios da Brigada Militar e a Delegacia de Polícia, visando a eficácia na resposta às demandas. As três edificações terão aproveitamento da luz solar para iluminar ambientes e também da água da chuva. Na entrada principal será construído um recuo para servir de estacionamento.
Prédio da Brigada Militar
O piso térreo abriga um hall de entrada que serve como área de espera e atendimento para visitantes. Uma porta com controle biométrico conduz à sala dos comandantes, à sala administrativa, aos depósitos, bem como aos vestiários e alojamentos projetados conforme as necessidades dos servidores, além de salas multifuncionais.
Prédio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito
No térreo, o hall atua como um espaço de espera para o público, além de abrigar o atendimento individual e a sala de reuniões. As demais salas para servidores, secretário, setor de videomonitoramento, Guarda Municipal e outros, terão acesso controlado. No subsolo, foram projetados depósitos e salas de manutenção.
Prédio da Delegacia de Polícia
O piso térreo incluirá um hall com área de espera para visitantes, atendimento e plantão. Uma porta com controle biométrico possibilita o acesso às áreas restritas.
Conforme resume o secretário Leônidas, “essa é mais uma etapa finalizada para chegarmos ao complexo de segurança”. Já o prefeito Kirch afirma: “é bem importante ter a construção desse local para ampliar a segurança ao barbosense. A unificação dos espaços é sempre viável ao cidadão que necessita do atendimento na área de segurança, facilitando os serviços entre a Brigada Militar, Polícia Civil e a própria Secretaria”.
Atualmente o projeto está em fase orçamentária, onde os responsáveis pesquisam os valores dos materiais necessários para a construção deste empreendimento. Os orçamentos deverão ser entregues ainda no mês de setembro para a Administração Municipal, concluindo assim todo o projeto do Complexo de Segurança.
Mais detalhes e informações sobre o progresso do empreendimento serão divulgados à medida que o projeto avançar.
Por Assessoria de Imprensa
Projeto: Reprodução
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade
Iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância social e econômica dos tributos e promover a transparência na gestão pública
Coleções lúdicas foram entregues às instituições municipais de ensino
Ferramenta interativa permite acompanhar, em tempo real, todas as obras realizadas no município desde 2019
Evento será realizado no dia 29 de outubro, no CTG Trilha Serrana, com participação do palestrante Marco Cassel
Banca de Trocas da Biblioteca Municipal, estandes de comercialização de livros e outras atrações seguem movimentando a Feira
O evento ocorre nesta sexta-feira, dia 24 de outubro, às 20h, no CEIT, com entrada franca
As obras facilitam o acesso às comunidades com melhores condições de trafegabilidade