Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Na noite de quarta-feira, 29 de outubro, ocorreu em Nova Petrópolis o 7º Prêmio Boas Práticas da Famurs (Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul). A cerimônia de premiação integrou o 4º Smart Cities Park e estiveram representando o município a vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, o secretário da Fazenda, Samuel Ritter, e o analista SIG e responsável pela plataforma, Rafael Giacomoni Deitos.
O prêmio da Famurs reconhece soluções criativas desenvolvidas pelas prefeituras que contribuem com a comunidade, e analisa os projetos com base em critérios como inovação, efetividade, replicabilidade e resultados alcançados. Em seu primeiro ano de inscrição, o município participou com o Barbosa Digital GEO, plataforma geoespacial desenvolvida para proporcionar uma experiência simples e intuitiva na exploração de informações territoriais do município.
A plataforma alcançou o 2º lugar no âmbito de Inovação em Gestão Pública, concorrendo com as cidades de Gramado (1º) e Porto Alegre (3º). A conquista foi celebrada e comentada pelos representantes presentes na premiação:
“Receber o prêmio de 2º lugar nesta categoria é motivo de orgulho para todos nós. Reflete o trabalho dedicado de servidores que acreditam na inovação como caminho para transformar a gestão pública e aproximar ainda mais o governo da comunidade. O Barbosa Digital GEO mostra que tecnologia e planejamento caminham juntos em favor de um futuro melhor para Carlos Barbosa, além de servir de inspiração para outros municípios”, declarou a vice-prefeita Beatriz.
“Receber esse reconhecimento, em meio a tantas iniciativas qualificadas de todo o Estado, é motivo de muito orgulho para nós. Isso demonstra que o município está no caminho certo, buscando constantemente inovar, otimizar processos e utilizar a tecnologia como aliada na gestão pública”, destacou o secretário Ritter.
“Mais do que um sistema, o Barbosa Digital GEO é um instrumento de transparência e desenvolvimento, que coloca a tecnologia a serviço de toda a comunidade barbosense. É uma plataforma inovadora que reforça o compromisso do município com a transparência, a modernização e a participação cidadã”, ressaltou Deitos sobre a relevância do recurso.
O Barbosa Digital GEO aprimora a forma como o município organiza e compartilha suas informações, tornando os dados mais claros e acessíveis e aproximando profissionais e cidadãos da gestão do território onde atuam e vivem. Ao reunir mapas temáticos, dados geoespaciais, informações sobre obras públicas em andamento e concluídas, coleta seletiva de resíduos, censo e índices criminais, a plataforma oferece uma visão completa e integrada. O reconhecimento recebido evidencia a relevância dessa iniciativa para o desenvolvimento e a inovação local.
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com Secretaria da Fazenda
Fotos: Guilherme Pedrotti e Eliezer Falcão (ASCOMFAMURS)
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade