Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Na noite de quarta-feira, 29 de outubro, ocorreu em Nova Petrópolis o 7º Prêmio Boas Práticas da Famurs (Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul). A cerimônia de premiação integrou o 4º Smart Cities Park e estiveram representando o município a vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, o secretário da Fazenda, Samuel Ritter, e o analista SIG e responsável pela plataforma, Rafael Giacomoni Deitos.
O prêmio da Famurs reconhece soluções criativas desenvolvidas pelas prefeituras que contribuem com a comunidade, e analisa os projetos com base em critérios como inovação, efetividade, replicabilidade e resultados alcançados. Em seu primeiro ano de inscrição, o município participou com o Barbosa Digital GEO, plataforma geoespacial desenvolvida para proporcionar uma experiência simples e intuitiva na exploração de informações territoriais do município.
A plataforma alcançou o 2º lugar no âmbito de Inovação em Gestão Pública, concorrendo com as cidades de Gramado (1º) e Porto Alegre (3º). A conquista foi celebrada e comentada pelos representantes presentes na premiação:
“Receber o prêmio de 2º lugar nesta categoria é motivo de orgulho para todos nós. Reflete o trabalho dedicado de servidores que acreditam na inovação como caminho para transformar a gestão pública e aproximar ainda mais o governo da comunidade. O Barbosa Digital GEO mostra que tecnologia e planejamento caminham juntos em favor de um futuro melhor para Carlos Barbosa, além de servir de inspiração para outros municípios”, declarou a vice-prefeita Beatriz.
“Receber esse reconhecimento, em meio a tantas iniciativas qualificadas de todo o Estado, é motivo de muito orgulho para nós. Isso demonstra que o município está no caminho certo, buscando constantemente inovar, otimizar processos e utilizar a tecnologia como aliada na gestão pública”, destacou o secretário Ritter.
“Mais do que um sistema, o Barbosa Digital GEO é um instrumento de transparência e desenvolvimento, que coloca a tecnologia a serviço de toda a comunidade barbosense. É uma plataforma inovadora que reforça o compromisso do município com a transparência, a modernização e a participação cidadã”, ressaltou Deitos sobre a relevância do recurso.
O Barbosa Digital GEO aprimora a forma como o município organiza e compartilha suas informações, tornando os dados mais claros e acessíveis e aproximando profissionais e cidadãos da gestão do território onde atuam e vivem. Ao reunir mapas temáticos, dados geoespaciais, informações sobre obras públicas em andamento e concluídas, coleta seletiva de resíduos, censo e índices criminais, a plataforma oferece uma visão completa e integrada. O reconhecimento recebido evidencia a relevância dessa iniciativa para o desenvolvimento e a inovação local.
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com Secretaria da Fazenda
Fotos: Guilherme Pedrotti e Eliezer Falcão (ASCOMFAMURS)
Municípios da Serra Gaúcha discutiram modelo integrado de licenciamento
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Novo sorteio contemplou cinco pessoas, valores serão transferidos por PIX ou transação bancária
Espaço fica na esquina nas ruas Independência e Madre Paulina
Com novo formato digital, a transição terá suporte integral aos contribuintes ao longo de todo o processo
Local passa a oferecer novas opções de lazer, práticas esportivas e bem-estar à população integrando atividades com a natureza
Quatro caminhões, dois utilitários e uma minivan irão garantir o suporte às demandas do município