Selo alusivo e programação relativa às imigrações foram lançados nesta tarde
O município de Carlos Barbosa vive um 2025 histórico com a celebração do sesquicentenário de três importantes imigrações que tomaram parte de sua formação. Completam 150 anos de estabelecimento em terras barbosenses as imigrações italiana, suíço-valesana e polonesa.
A imigração italiana direcionou-se à região a partir de 1875 para ocupação de lotes da colônia Conde d’Eu, que abrangia a atual sede do município de Carlos Barbosa e sua parte oeste; mas também na área leste, em localidades que pertenciam à antiga colônia Santa Maria da Soledade.
A etnia italiana é a predominante em Carlos Barbosa, com descendentes de imigrantes das regiões do Vêneto, Lombardia, Trento, Friuli e Piemonte levando adiante diversos aspectos daquelas culturas, entre as quais dialetos e gastronomia.
A imigração suíço-valesana, originária do cantão do Valais, de fala francesa, estabeleceu-se especialmente entre as comunidades de Santo Antônio de Santa Clara Baixa e Santa Luiza.
Os poloneses tiveram como “berço” no Rio Grande do Sul a comunidade barbosense da Primeira Seção de Castro, onde ergueram a capela em honra a Nossa Senhora da Saúde, que passou a ser conhecida como “Capela dos Polacos”.
Todos estes movimentos são amplamente registrados em históricos compilados por historiadores e acadêmicos, especialmente dos autores Aldo Francisco Migot, Adonis Valdir Fauth e Alberto Vitor Stawinski.
“Carlos Barbosa é uma comunidade privilegiada pelo contexto histórico formado por diversas etnias e nós temos a honra de celebrar os 150 anos de três desses importantes movimentos. Convidamos os barbosenses a acompanhar os eventos que marcam essa história e reconhecer a importância da pluralidade cultural que sempre levou nossa cidade rumo ao desenvolvimento”, diz o diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari.
Lançamento de selo e programação alusiva
Para marcar os aniversários históricos, a Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte, lançaram na tarde desta segunda-feira, dia 05 de maio, um selo alusivo e um calendário de atividades como apresentações artísticas e instalação de placas alusivas.
O lançamento aconteceu em coletiva de imprensa na sala de reuniões do gabinete e contou com participações do prefeito Everson Kirch, vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, secretários municipais e representantes de associações como o presidente da Associação Trevisani nel Mondo, Gustavo Brandelli; presidente da Associação Recanto Bergamasco, Claci Lussani, presidente da Associação Suíço-valesana do Brasil, Neusa Maria Gedoz; representante da comunidade Brasileiro-polonesa do Brasil, Nelson Zelbrasikowoki; e representante da Associação Santa Maria da Soledade, Ingrid Altmann Bender.
• 5 de maio – Apresentação do selo alusivo aos 150 anos das imigrações e programação.
• 17 de maio – Descerramento de placa alusiva aos 150 anos da imigração italiana
• 24 de maio – Peça teatral “Miseri Coloni dá voz ao silêncio”
• Maio (datas a definir) – Iluminação alusiva no prédio da Estação Férrea; Lançamento do livro Conhecendo Carlos Barbosa-RS; Lançamento local da Rota dos Capitéis
• De 27 de junho a 27 de julho – Estação das Etnias
• 28 de junho – Olimpíadas Coloniais
• 30 de agosto – Festival da Canção 2025
• 7 de setembro – Desfile da Independência
• 25 de setembro – Concerto da Orquestra Municipal
• 18 de outubro – Concurso Senhorita FestiQueijo
• De 21 a 25 de outubro – 33ª Feira do Livro
• Novembro (data a definir) – Descerramento de placa alusiva aos 150 anos da imigração suíço-valesana; Descerramento de placa alusiva aos 150 anos da imigração polonesa.
Por Assessoria de Imprensa / Proarte
Fotos: Sandro Darsie / Monique Cousseau
Escolas e entidades do município seguirão novo trajeto pela Rua Rio Branco; Veja alterações no trânsito.
Iniciativa reforça a importância do cuidado contínuo diante do tumor maligno de maior incidência no país.
Devido à mudança para o novo local, serviços de regulação estarão indisponíveis na quinta-feira, 28, retornando ao normal no dia seguinte.
Alunos do Ensino Médio e de variados cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 12/09.
Evento musical inicia às 19h na sede do CTG Trilha Serrana.
Estudantes das escolas do município tiveram a oportunidade de levar seus experimentos aos visitantes.
Falta de comprovação, até 29 de agosto, resultará na exclusão da participação.
Medida foi necessária diante da identificação de dados inconsistentes na primeira etapa de votação.