Evento reúne especialistas para promover acolhimento e reflexão no Agosto Lilás.
ATUALIZAÇÃO: O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) informa que a profissional Amanda Stanilososk, citada na divulgação do evento, atua como pesquisadora da UCS, e não como psicóloga. Além disso, o depoimento de uma mulher sobre sua trajetória de superação da violência não fará parte da programação.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), com apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, convida toda a comunidade a participar do evento “Roda de Conversa - Caminhos de Cuidado”, que será realizado na sexta-feira, 15 de agosto, às 19h, no Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT).
A atividade integra a programação da campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O objetivo é ampliar os espaços de diálogo, acolhimento e informações sobre o tema.
O encontro contará com a presença da Delegada de Polícia Tatiana Barreira Bastos, diretora do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), que abordará os aspectos jurídicos e institucionais do enfrentamento à violência doméstica. Também participarão as psicólogas Mariele Merzoni e Amanda Stanilososk, que trarão reflexões baseadas na escuta clínica, incluindo experiências de trabalho junto a homens autores de violência, oferecendo um olhar ampliado sobre os caminhos de superação e prevenção.
Outro momento marcante da roda de conversa será o depoimento de uma mulher que rompeu o ciclo da violência, compartilhando sua trajetória de dor, coragem e recomeço. Essa vivência representa uma possibilidade concreta de transformação, reforçando a importância da rede de apoio e do acesso à informação para que outras mulheres também possam buscar ajuda e mudar suas histórias.
Além do bate-papo, o evento contará com a apresentação de uma peça teatral encenada pelo Centro de Convivência, que retrata o início da violência doméstica. Por meio da arte, será possível sensibilizar o público para sinais muitas vezes sutis de abuso, promovendo empatia e conscientização de forma profunda. Essa iniciativa visa provocar reflexões e despertar olhares atentos à realidade de tantas mulheres que enfrentam situações de violência.
O COMDIM reforça o convite para que a população participe ativamente desse momento de escuta, aprendizado e solidariedade. Ao final da programação, também será servido um café, proporcionando um espaço de convivência e troca entre os participantes.
A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados com a servidora municipal e integrante do COMDIM, Viviane Ardanaz, no Centro de Saúde. Ao longo do mês, a programação do Agosto Lilás continuará com novas atividades, que serão divulgadas nas redes oficiais do município.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: COMDIM
Local passa a oferecer novas opções de lazer, práticas esportivas e bem-estar à população integrando atividades com a natureza
Quatro caminhões, dois utilitários e uma minivan irão garantir o suporte às demandas do município
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Secretaria da Agricultura divulga orientações e oferece suporte na transição para a NF-e
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Evento tem a participação do SAMU e dos Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa