Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.
Com o intuito de prevenir o retorno do vírus do sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde de Carlos Barbosa está promovendo uma ação intensificada de imunização. A iniciativa integra uma estratégia estadual de prevenção, e se estende até o dia 23 de setembro de 2025. O foco da campanha é ampliar a cobertura vacinal e atualizar as doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Para as pessoas sem comprovação de vacinação ou com doses em atraso, a orientação é procurar o serviço de saúde. Além disso, crianças entre 6 e 11 meses e 29 dias devem receber a “dose zero”, uma aplicação adicional de caráter preventivo, indicada exclusivamente para essa faixa etária.
A vacinação está sendo realizada na Sala de Vacinas, localizada na Rua Rui Barbosa, 48, em frente ao Centro Municipal de Saúde. O atendimento para a realização da vacina ocorre às quartas e sextas, no horário das 8h às 15h, sem intervalo ao meio-dia.
Com o objetivo de facilitar o acesso à vacina de quem não consegue comparecer nos demais dias, haverá também atendimento especial para a imunização no sábado, 16 de agosto, das 8h às 11h30, na Sala de Vacinas. Para ser vacinado, é necessário apresentar documento com CPF ou Cartão SUS, além da carteirinha de vacinação.
O atendimento especial será destinado exclusivamente à imunização contra o sarampo. No entanto, caso haja necessidade de aplicação de outras vacinas, a Secretaria realizará a aplicação conforme a disponibilidade.
A imunização é uma medida essencial, que protege não apenas o indivíduo, mas toda a comunidade. Ao manter as vacinas em dia, evita-se o reaparecimento de doenças já controladas e reduz-se o risco de complicações. A ação preventiva fortalece o sistema de saúde e demonstra o compromisso coletivo com o bem-estar da população.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria da Saúde pelo telefone (54) 3461-8970.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
A caravana acontece nesta sexta, dia 9, e passará por várias ruas da cidade
A fase de acabamentos representa a ampliação da rede municipal de saúde, com entrega prevista para abril de 2027
Dados apresentados detalham atendimentos, serviços realizados e investimentos da rede municipal de saúde no período
Usuários que ainda não fizeram o recadastramento na Saúde, tem vários serviços bloqueados
Luiza e Zeca reúnem todos os serviços do município e prometem mais agilidade, comodidade e acesso aos serviços municipais
Estimativa de atendimento mensal nas oficinas é de 120 pacientes
Associação de voluntários para causas comunitárias já conta com integrantes de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves
Os participantes puderam expor os próprios estímulos e receber ajuda para afastá-los