Na manhã desta terça-feira, 11, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro Piccoli, foi realizada a abertura da capacitação do projeto Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. Estiveram presentes a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Jéssica Dalcin Andrioli, o Secretário de Esportes Lazer e Juventude e substituto de Segurança e Trânsito, Marcos Schneider, o Promotor de Justiça Élcio Resmini de Menezes, o Capacitador da AJURIS Alceu Valim de Lima, a Coordenadora da Justiça Restaurativa de Carlos Barbosa, Mari Ângela Stallivieri, diretoras, representantes das escolas e profissionais da Assistência Social.
Durante a abertura, a Coordenadora Mari Ângela Stallivieri agradeceu a presença de todos, principalmente dos facilitadores que aceitaram esse desafio. “A Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz tem suas raízes, e a dignidade e o respeito fazem parte disto. Se conseguirmos trabalhar com as crianças nas escolas, tendo dignidade e respeito, com certeza mudaremos a sociedade”, enfatizou.
Passado a palavra ao Capacitador da Ajuris Alceu Valim de Lima, o mesmo ressaltou a importância de que o gestor na escola, como em qualquer entidade e instituição, conheça a essência do Círculo. Já o Promotor de Justiça Élcio Resmini de Menezes disse que nós precisamos acreditar que a intervenção que propomos a fazer, com a Justiça Restaurativa, é ainda a melhor possibilidade para os jovens.
No pronunciamento da Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Jéssica Dalcin Andrioli, falou da caminhada do projeto Justiça Restaurativa, que iniciou em 2017 onde várias entidades foram parceiras. “Na primeira capacitação começamos através da Secretaria de Segurança e Trânsito, com apoio do CONSEPRO, e na segunda capacitação contamos com o apoio do Poder Judiciário”, comentou Jéssica. Ainda em sua fala, disse que tem certeza que foi colhido muitos frutos com este trabalho, e certamente será colhido muitos outros. Agradeceu a disponibilidade dos facilitadores e todos envolvidos, e desejou-lhes uma ótima formação.
Neste ano, a capacitação acontecerá de 11 a 14 de fevereiro, na escola Padre Pedro Piccoli. A iniciativa tem o objetivo de formar facilitadores de justiça restaurativa em círculos de construção de paz e círculos conflitivos. Estes atuarão na prevenção e na transformação de conflitos, através da utilização de processos circulares. Para mais informações, contatem o fone 3433-2902.
Texto e fotos: Daiane Altíssimo
Local passa a oferecer novas opções de lazer, práticas esportivas e bem-estar à população integrando atividades com a natureza
Quatro caminhões, dois utilitários e uma minivan irão garantir o suporte às demandas do município
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Secretaria da Agricultura divulga orientações e oferece suporte na transição para a NF-e
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Evento tem a participação do SAMU e dos Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa