O Conselho Tutelar de Carlos Barbosa lembra que a comunidade
que protege suas crianças e adolescentes, protege uma sociedade inteira.
No mês de Julho de 1990, junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi criada a função “Conselheiro Tutelar”. Hoje, 18 de Novembro, o Brasil celebra o Dia do Conselheiro Tutelar, instituído pela Lei nº 11.622, de 19 de Dezembro de 2007.
A data reforça a importância destes profissionais que têm como princípios, proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes, quando ameaçados ou quando têm seus direitos violados, por exemplo, denúncias de maus-tratos, crianças fora da escola, trabalho e prostituição infantil, violência sexual, entre outras violações. Também é papel do conselheiro, atender e aconselhar os pais ou responsáveis destes jovens.
O conselheiro em atuação, faz parte dos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Juventude, embora em alguns casos, a população veja o Conselho Tutelar como um órgão apenas fiscalizatório e até punitivo, porém, esta não é sua função.
O conselheiro tutelar trabalha em prol de zelar, promover, orientar, encaminhar, definir, fiscalizar e tomar as primeiras providências quando crianças e adolescentes estiverem em situação de risco pessoal e social. Todos os casos que chegam ao Conselho Tutelar são analisados em colegiado, discutidos e a partir disto, realizadas as devidas intervenções. Em alguns casos, há necessidade de ação urgente porém, também realizam a análise de toda a situação.
O trabalho do conselheiro é um trabalho executado por meio da comunicação recebida, tanto da comunidade, como da escola, da família, dos profissionais da saúde, entre outros. O Conselho Tutelar não é um órgão isolado das outras áreas.
Seja consciente e ao observar alguma situação de violação de direito, comunique o Conselho Tutelar, dando o máximo de informações possíveis para que a ação possa ser ainda mais ágil e eficaz.
Para denúncias, entre em contato com os telefones (54) 3433-2918 (Horário Comercial) e (54) 996328803 (Plantão 24h).
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com Sandra Seleri
Arte: Sandro Darsie
O comprovante de residência será verificado conforme critérios legais, e o uso de documentos falsos é passível de penalidades previstas em lei
Espaço disponibilizará livros para pessoas idosas cadastradas
Intervenções no Bairro Aparecida também incluem nova tubulação e substituição de galeria
Iniciativa busca ouvir fornecedores e aprimorar processos de compras públicas no município
Transferência ocorre no dia 17 de outubro e o serviço passará a funcionar na antiga Clínica das Especialidades
Alunos do 1º ano e do Pré B serão direcionados para escolas próximas de suas residências, conforme atualização recomendada pela Promotoria de Justiça
Saiba mais sobre a subprefeitura, as ações realizadas na comunidade e a estrutura de maquinário disponível.
Município é reconhecido como o berço da imigração polonesa no estado