Criado pela Lei nº 731, de 11 de abril de 1991, que em 1996 foi alterada pela Lei Nº 1090.
As reuniões ordinárias ocorrem na última quarta-feira de cada mês, às 17h45, no 2º andar do Centro Municipal de Saúde.
Compete ao CMS:
Participar nas definições das prioridades de Saúde;
Participar no estabelecimento de prioridades e diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Municipal de Saúde, apreciá-lo e aprová-lo;
Participar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde;
Propor e deliberar, com a Secretaria Municipal da Saúde, sobre os critérios para a programação e para execuções financeira e orçamentária do Fundo Municipal de Saúde, acompanhando a movimentação e o destino dos recursos (Planos de Aplicação e Prestação de Contas);
Apreciar e aprovar a proposta do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias, do orçamento anual e do plano de investimentos da Secretaria Municipal de Saúde;
Acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços de saúde prestados à população pelos órgãos e entidades públicas e privadas integrantes do SUS no município;
Propor critérios para a elaboração de contratos e convênios entre o setor público e as entidades privadas de saúde, no que tange à prestação de serviços de saúde;
Apreciar previamente os contratos referidos no inciso anterior e outros, inclusive termos aditivos a serem fixados pela Secretaria Municipal de Saúde;
Participar no estabelecimento de diretrizes quanto à localização e o tipo de unidades prestadoras de serviços de saúde, públicas e privadas, no âmbito do SUS;
Apreciar e aprovar os relatórios de gestão do SUS apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde;
Apreciar, analisar e deliberar sobre as políticas setoriais de saúde, bem como acompanhar e fiscalizar sua implementação;
Aprovar o regulamento, organização e as normas de funcionamento das conferências municipais de saúde realizadas ordinariamente e convocá-las extraordinariamente;
Elaborar seu Regimento Interno;
Propor a modalidade de municipalização a ser adotada pelo município;
Outras atribuições estabelecidas em normas complementares;
Membros:
Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Lenice Sberse Nery
Suplente: Simone Ongaratto
Secretaria Municipal da Fazenda
Titular: Jéssica Maria Chassot
Suplente: Janete Beleboni Taufer
Secretaria Municipal da Administração
Titular: Cláudia Pozza
Suplente: Jaqueline Pohler Bavaresco
Sociedade Dr. Bartholomeu Tacchini Hospital São Roque
Titular: Cátia Argenta
Suplente: Fernanda Donatti
Cyclus Clínica de Fisioterapia e Pilates
Titular: Bruna Flores Misturini
Suplente: Fernanda Vieira do Prado
Profissionais Odontólogos
Titular: Daniela Guerra Andreoli
Suplente: Cibele Rasera
Profissionais da Enfermagem
Titular: Fernanda Gonçalves de Oliveira
Suplente: Sabrina Pereira da Silva
SerPsi – Associação dos Psicólogos de Carlos Barbosa e Garibaldi
Titular: Fernanda Atuatti
Suplente: Marciele do Rosário
Associações de Moradores do Bairro Triângulo
Titular: Cezar Ivan Klein
Suplente: Idair Pagliarini
Associações de Moradores do Bairro Aparecida
Titular: Mateus Frasson
Suplente: Fernanda Bressiani
Associações de Moradores do Bairro Planalto
Titular: Andreia Parolin Coreloza
Suplente: Denice Seleri Saleri
Movimento Assistencial Barbosense
Titular: Marilva Zanella
Suplente: Andreia Ribeiro de Mello Groth
Associação dos Empregados nas Indústrias Tramontina e Forjasul
Titular: Lenon Bezutti
Suplente: Rosemeri dos Santos
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Titular: Karine Cisilotto Restelli
Suplente: Luciana Berle Gomes
Corpo de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa
Titular: Fantino Martin Bianco
Suplente: Eduardo Carniel
Sindicatos dos Metalúrgicos
Titular: Todson Marcelo Andrade
Suplente: Volnei da Cruz
Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Titular: Neusa Tofolli Dalmina
Suplente: Vilson Cichelero