A Secretaria Municipal da Fazenda informa que, aposentados, pensionistas, portadores de doenças e outros contribuintes para os quais a Lei de Carlos Barbosa preveja a possibilidade de benefício fiscal que importa na REDUÇÃO DO IPTU 2023 deverão comprovar que atendem aos requisitos e requerer o benefício no período de setembro a outubro de 2022.
A Lei 2310/2009 traz a regra nos artigos 36 a 40-B e o Decreto Municipal nº 3.775/2021 regulamentou a matéria.
Os documentos a serem apresentados dependem da condição do contribuinte e incluem cópia de documentos de identificação (contribuinte, cônjuge, filhos, curatelados), comprovantes de rendimentos, de estado civil, de óbito se cônjuge falecido, comprovante da propriedade do imóvel indicado para fins do benefício, atestado médico em caso de doença (conforme Anexo I do Decreto 3775/2021).
É necessário preencher um formulário, a “Declaração para fins de Redução de IPTU”, Anexo II para casos de doença e Anexo III para outros casos (Decreto 3755/2022). Esses Anexos estão disponíveis no setor de Protocolo, assim como junto à Comissão responsável pela análise ou ainda na Internet - site carlosbarbosa.rs.gov.br, link Portal do Cidadão/Web, aba Downloads, em 3775/2021 – Anexo I (atestado) ou Anexo II (doenças) e Anexo III (outros).
Quem atende às condições que conduzem ao benefício, deve PROTOCOLAR o pedido juntando TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS. Pedidos protocolados depois do prazo, que encerra dia 31 de outubro/22, ou sem os documentos necessários, não serão analisados.
Quem tiver o benefício deferido receberá o IPTU de 2023 já com o desconto, que é limitado a 90% do valor total, respeitada a coparticipação se for o caso e o valor mínimo estabelecido.
Esclarecimentos poderão ser obtidos diretamente na Secretaria, setor de Tributos, ou pelo telefone (54) 3461-8848.
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Sandro Darsie
  
  Inscrições podem ser feitas até 19 de novembro; desfile e cerimônia acontecem no dia 12 de dezembro
  
  Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
  
  Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
  
  Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
  
  Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
  
  Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
  
  Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
  
  Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025