Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
Educação 21 de Maio de 2026 às 13:30

Secretaria da Educação participa da 8ª Tertúlia das Cooperativas Escolares

Evento reuniu educadores e cooperativas escolares da região para debates e formações sobre autonomia e cooperativismo


A Secretaria Municipal da Educação participou, nos dias 13 e 14 de maio, da 8ª Tertúlia das Cooperativas Escolares, realizada em Bento Gonçalves. O encontro reuniu educadores e representantes de cooperativas escolares da região para momentos de formação, troca de experiências e reflexões sobre práticas pedagógicas ligadas ao cooperativismo e à educação.

O município esteve representado pela coordenadora pedagógica Adriana Basso Audibert, que acompanhou a participação da Cooperativa Escolar União (CEU), da EMEF Salvador Bordini. Também estiveram presentes o professor orientador Ronaldo Fachinelli e a diretora Catiane Dalcin.

Com o tema “Autonomia”, a Tertúlia promoveu reflexões sobre o protagonismo estudantil, a construção coletiva do conhecimento e a importância da cooperação no ambiente escolar. Foram abordados temas como gestão democrática, empreendedorismo social, cidadania global, sustentabilidade, desenvolvimento de objetos de aprendizagem e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As atividades também destacaram a relevância da educação cooperativista na formação de estudantes mais conscientes, participativos e preparados para atuar em comunidade.

A programação contou com palestras, dinâmicas e formações conduzidas por profissionais de diferentes áreas. Os encontros incentivaram a troca de experiências entre as cooperativas escolares, promovendo valores como responsabilidade, solidariedade, participação e liderança, pilares fundamentais do cooperativismo escolar.


Por Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé