Cada escola irá trabalhar com os alunos sobre um time sul-americano que integra a competição
Com a realização da Libertadores de Futsal 2026, que será sediada em Carlos Barbosa entre os dias 24 e 31 de maio, 17 escolas da rede municipal de ensino estão desenvolvendo uma série de atividades pedagógicas e culturais envolvendo os países e equipes participantes da competição. Por meio de projetos interdisciplinares, as escolas trabalharão temas relacionados ao futsal, à diversidade cultural e à integração entre os povos, estimulando o aprendizado de forma criativa, lúdica e participativa.
Veja abaixo quais atividades cada escola está desenvolvendo, juntamente com seu respectivo time trabalhado:
ACBF (Brasil): EMEF Prefeito José Chies / EMEI Basílio Nazareno Ceratti
A EMEF Prefeito José Chies irá representar a ACBF em um projeto especial envolvendo esporte e aprendizagem. Os alunos irão realizar pesquisas sobre a história dos jogadores da ACBF e curiosidades do clube, além de confeccionar cartazes e participar da decoração da escola. Também haverá um varal ilustrativo com textos e poemas, além dos Jogos Libertadores da Escola.
A EMEI Basílio Nazareno Ceratti desenvolverá atividades voltadas à história das camisetas e dos mascotes da ACBF, integrando a programação da Libertadores de Futsal 2026. Os alunos irão participar da confecção de cartazes e de um varal temático, explorando elementos visuais e a identidade do clube por meio de propostas lúdicas.
Boca Juniors (Argentina): EMEF Salvador Bordini / EMEI Aquarela
A EMEF Salvador Bordini está representando o clube Boca Juniors nas atividades alusivas à Libertadores de Futsal 2026, realizada em Carlos Barbosa, por meio de um trabalho interdisciplinar que envolve pesquisas, produção de textos, cartazes e materiais informativos sobre a história, conquistas e curiosidades do clube, além da relação do esporte com diferentes áreas do conhecimento. A iniciativa busca proporcionar aos estudantes uma aprendizagem dinâmica e participativa, integrando educação, esporte e cultura.
A EMEI Aquarela desenvolveu um projeto pedagógico voltado à cultura argentina, promovendo pesquisas e vivências relacionadas aos costumes, esportes, festividades, vestimentas, culinária, geografia, fauna e símbolos nacionais do país. A proposta também incentivou a participação das famílias em atividades conjuntas, fortalecendo os vínculos entre escola e comunidade escolar por meio de produções culturais e pedagógicas.
Centauros (Venezuela): EMEI Aurora
Na EMEI Aurora, os alunos participarão de atividades lúdicas e culturais relacionadas à Venezuela e à equipe Centauros de Caracas. As propostas incluem experiências com música, dança, culinária e curiosidades sobre o país, além do envolvimento das famílias em pesquisas e vivências culturais. Ao final, será realizada uma mostra das atividades desenvolvidas pelas turmas.
Cerro Porteño (Paraguai): EMEFTI Santa Luzia
A EMEFTI Santa Luzia estará trabalhando com os alunos sobre o clube Cerro Porteño, do Paraguai. Os alunos estão estudando a origem, a trajetória, as conquistas e a representatividade deste clube e de sua torcida dentro do seu país. A dedicação com todas as atividades que estão sendo realizadas, por parte dos dos alunos e professores, tem como objetivo construir conhecimentos e também acolher jogadores e torcedores deste importante clube no município que recebe esta importante competição.
Colo-Colo (Chile): EMEF Cardeal Arcoverde
A EMEF Cardeal Arcoverde está desenvolvendo atividades voltadas à cultura e aos conhecimentos gerais do Chile, país representado pela equipe Colo-Colo. As ações incluem produções artísticas, como desenhos e pinturas, elaboração de quebra-cabeças, pesquisas temáticas, atividades relacionadas à culinária típica e desafios educativos sobre o país. As propostas têm como objetivo estimular a criatividade, a participação e o aprendizado cultural dos estudantes.
Desportivo Lyon Cali (Colômbia): EMEF Carlos Barbosa
Com o projeto “Colômbia: Paixão que se vive, alegria que se sente!”, a EMEF Carlos Barbosa promove atividades interdisciplinares que integram esporte, cultura, arte e trabalho em equipe. As ações pedagógicas buscam incentivar a criatividade, a participação ativa dos alunos e o aprendizado coletivo, aproximando os estudantes da cultura colombiana e do espírito esportivo da competição.
Divino Niño (Equador): EMEI Carinha de Anjo
A EMEI Carinha de Anjo realizará atividades pedagógicas voltadas ao conhecimento da cultura equatoriana e da equipe Divino Niño. Entre as propostas desenvolvidas estão estudos sobre bandeira, hino, culinária, geografia, idioma, símbolos culturais e curiosidades do país, além de atividades esportivas inspiradas no futsal. Também serão confeccionados materiais decorativos e cartazes relacionados à competição e à participação da ACBF, fortalecendo o envolvimento das crianças com o evento esportivo.
Fantasmas M.M. (Bolívia): EMEF Nossa Senhora Aparecida / EMEI Gotinhas
A EMEF Nossa Senhora Aparecida realiza atividades pedagógicas relacionadas à Bolívia, com pesquisas, produções de cartazes e trabalhos sobre cultura, tradições, geografia e economia do país. As ações promovem o aprendizado interdisciplinar, unindo conhecimento, criatividade e esporte.
Na EMEI Gotinhas de Amor, as atividades em homenagem à equipe Fantasmas buscam fortalecer valores como respeito, integração entre os povos e valorização das diferentes culturas. As crianças irão conhecer aspectos da cultura boliviana por meio de propostas relacionadas à localização geográfica, culinária típica, símbolos culturais e ambientação temática dos espaços escolares. Também será abordada a diversidade dos povos originários, destacando a representatividade cultural latino-americana.
Magnus (Brasil): EMEI Criança Feliz
Na EMEI Criança Feliz, as turmas estão desenvolvendo atividades relacionadas ao futsal em alusão aos 50 anos da ACBF e à Libertadores de Futsal 2026, explorando elementos como a camiseta, a bandeira e o símbolo do clube. Por meio de trabalhos criativos, as crianças ampliam o conhecimento sobre a equipe do município, incentivando a cultura esportiva, a criatividade e o espírito de equipe.
Nacional (Uruguai): EMEF Padre Pedro Piccoli / EMEI São Sebastião
A EMEF Padre Pedro Piccoli desenvolveu um trabalho de pesquisa com as turmas sobre a Copa Libertadores de Futsal, abordando a história do futsal e informações sobre os clubes uruguaios Peñarol e Nacional. As atividades resultaram na elaboração de um portfólio e na organização de um mural para exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes.
A EMEI São Sebastião desenvolverá atividades voltadas à cultura uruguaia e à equipe Nacional. As propostas incluem momentos de acolhimento simbólico, apresentações de músicas típicas, conversas sobre costumes e tradições do Uruguai, além de atividades de integração e valorização do espírito esportivo. A iniciativa busca proporcionar às crianças vivências culturais significativas, promovendo respeito, convivência e aprendizagem.
Panta Walon (Peru): EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola
A EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola confeccionou um painel temático com curiosidades sobre o Peru, país representado pela equipe Panta Walon. O material será exposto na escola durante a semana da Libertadores, promovendo conhecimento cultural e integração com o evento esportivo.
Peñarol (Uruguai): EMEI Arco-Íris / EMEI Toquinho
Na EMEI Arco-Íris, as atividades relacionadas à Libertadores de Futsal 2026 abordarão o futsal, a história da ACBF e a representatividade da modalidade em Carlos Barbosa. As turmas também conhecerão as equipes e os países participantes da competição, com destaque para o Peñarol, do Uruguai. As ações incluem atividades esportivas, propostas lúdicas e momentos de integração cultural, incentivando o espírito esportivo e o sentimento de pertencimento.
Já na EMEI Toquinho de Gente, as crianças participarão de atividades lúdicas e pedagógicas inspiradas na ACBF e na Libertadores de Futsal 2026. Serão desenvolvidas vivências motoras, jogos cooperativos e práticas relacionadas ao futsal, além de propostas artísticas envolvendo confecção de bandeiras, escudos e uniformes. As ações buscam fortalecer valores como respeito, amizade, cooperação e valorização da identidade local e cultural.
As atividades desenvolvidas pelas escolas integram a programação da Libertadores de Futsal 2026, promovendo experiências educativas que aproximam os estudantes do esporte, da cultura e da diversidade dos países participantes. Ao longo da semana da competição, os trabalhos realizados pelas turmas também irão contribuir para o clima de acolhimento e integração no município.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria da Educação
Na próxima etapa serão executados os passeios públicos e a pintura horizontal da via
Salão de eventos da ACI recebeu convidados e imprensa regional na noite desta quarta, dia 20, para apresentar as novidades
Evento reuniu educadores e cooperativas escolares da região para debates e formações sobre autonomia e cooperativismo
Seleção oferece vagas e cadastro reserva para níveis médio e superior
Todos os anos, a tradicional caminhada reúne a comunidade em busca de fé e celebração da vida
Coleta externa que será realizada no Hospital Tacchini Carlos Barbosa necessita de 120 doadores
Ex-vereador, que também foi prefeito em exercício, faleceu nesta terça-feira, dia 19 de maio de 2026