O ECA é uma importante conquista em prol da infância e adolescência no Brasil.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 31 anos nesta terça-feira, 13 de julho. O documento é considerado um marco, uma lei que impulsiona o movimento por uma sociedade melhor e mais justa para as crianças e adolescentes.
Antes da criação do ECA, as crianças e adolescentes não eram vistos como pessoas, nem culturalmente, nem pelas leis. A primeira mudança significativa que o Estatuto trouxe foi reconhecer este público como sujeitos de direito, resguardados pelas leis brasileiras, na condição de pessoas em desenvolvimento.
O Estatuto prevê a esse grupo todos os direitos humanos essenciais e a proteção integral em diversos setores como, o direito à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade, à convivência familiar e comunitária, ao direito à guarda e à tutela e adoção. Além disso, também aborda sobre os direitos da criança e do adolescente com relação à educação, esporte e lazer e cultura.
A criação do ECA foi fundamental para garantir a segurança deste público, mas ainda precisa superar inúmeros desafios para que possa alcançar pleno funcionamento. Deve-se seguir lutando para garantir estes direitos às crianças e adolescentes, que muitas vezes são tratados como culpados por questões pelas quais não têm responsabilidade alguma.
O Conselho Tutelar de Carlos Barbosa lembra que a comunidade que protege suas crianças e adolescentes protege a sociedade inteira.
O Conselho reforça que quem presenciar ou souber de qualquer ato de violação dos direitos de crianças e adolescentes deve entrar em contato pelos telefones (54) 3433-2918 (horário comercial) ou (54) 99632-8803 (plantão 24 horas).
Por Assessoria de Imprensa em colaboração com o Conselho Tutelar
Imagem: reprodução
Atividade começa no dia 10 de novembro, com encontros nas três ciclovias da cidade
Novas instalações ficam na esquina das rua Buarque de Macedo e Monte Castelo
Programação aconteceria em outubro, mas foi adiada devido ao mau tempo
Vias públicas que apresentavam imperfeições passam por intervenções para melhorar as condições de tráfego
Ação conjunta entre COMDIM e Secretaria de Assistência Social destaca importância da prevenção e denúncia
Colégio Santa Rosa solicitou interdição temporária pelas comemorações de 105 anos da instituição
Aumento das temperaturas e chuvas exige atenção redobrada com recipientes que possam acumular água no local
Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola