Aumento das temperaturas e chuvas exige atenção redobrada com recipientes que possam acumular água no local
Com a chegada dos dias quentes, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do setor de Vigilância Ambiental, reforça o alerta para que familiares e responsáveis pela manutenção dos túmulos no Cemitério Municipal Jardim da Paz redobrem a atenção com recipientes que possam acumular água, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O monitoramento realizado pelo setor, entre janeiro e outubro de 2025, identificou 47 focos positivos do mosquito no município, um deles localizado no próprio cemitério. A ocorrência reforça a preocupação com a abundância de recipientes existentes no local, que podem se tornar criadouros.
Com o objetivo de manter o controle e prevenir novos focos, agentes de combate às endemias realizam vistorias quinzenais no cemitério. No entanto, a colaboração da comunidade é indispensável para o trabalho ser efetivo, evitando o depósito de objetos que possam reter água nos túmulos.
Orientações e dicas aos familiares e responsáveis pela manutenção:
• Retirar areia dos vasos, pois, quando encharcada, forma uma lâmina de água na superfície. Pode-se utilizar espuma floral para sustentar as flores, que possui maior capacidade de absorção;
• Certificar-se de que todos os vasos, recipientes de velas ou outros objetos que possam conter água estejam perfurados na parte inferior, permitindo a drenagem completa;
• Retirar os pratinhos que ficam sob os vasos de plantas;
• Remover embalagens plásticas ou de celofane, pois são impermeáveis e retêm água;
• Evitar o uso de copos, potes ou outros recipientes fundos para acender velas;
• Ao limpar o local ou levar flores, descartar embalagens e materiais de limpeza em lixeiras fechadas.
A Secretaria Municipal da Saúde reforça que a colaboração de todos é essencial, o cuidado coletivo e a atenção a detalhes simples faz toda a diferença na prevenção à dengue. Manter o cemitério livre de pontos de acúmulo de água contribui para proteger o município, e as mesmas medidas podem ser adotadas em residências ou outros locais onde vasos e recipientes fiquem expostos ao ar livre.
Em caso de necessidade de informações complementares ou identificação de possíveis focos do mosquito, o setor de Vigilância Ambiental pode ser contatado pelo telefone (54) 3461-8915.
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com Secretaria da Saúde
Fotos: Setor de Vigilância Ambiental
Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola
Quatro projetos de duas escolas representaram o município na feira internacional, sendo um deles premiado na categoria Júnior
Inscrições podem ser feitas até 19 de novembro; desfile e cerimônia acontecem no dia 12 de dezembro
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026