O Município de Carlos Barbosa publicou nesta terça-feira, 12, o decreto nº 3.560, que recepciona os Decretos Estaduais nº55.240 e nº55.241, de 10 maio de 2020, e além disso, dá outras providências no que diz respeito ao controle e enfrentamento à disseminação do coronavírus.
Desta forma, foi criado pelo Governo do Estado o modelo de distanciamento controlado, que prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que variam conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas. Carlos Barbosa, neste momento, está enquadrado na bandeira laranja, sendo que, semanalmente, ocorrerão atualizações podendo mudar a cor da bandeira.
O laranja estabelece critérios de funcionamento e protocolos obrigatórios para atividades consideradas essenciais e não essenciais no Município, as quais estão separadas entre: administração pública, agropecuária, alojamento e alimentação, comércio, indústria, saúde, serviços, serviços de utilidade pública, serviços de informação e comunicação, além do transporte. Os critérios de funcionamento e protocolos obrigatórios, podem ser consultados através deste link para download: https://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/contents/paginas/arquivos/2020_05_12_1589317718.pdf.
Ainda assim, o decreto nº3.560 determina medidas sanitárias de adoção obrigatória por todos, incluindo transporte e estabelecimentos de natureza pública ou privada, comercial ou industrial, com atendimento ao público amplo ou restrito, devendo o responsável cumpri-las e, quando for o caso, exigir o seu cumprimento pelos empregados, clientes ou usuários.
Algumas medidas para a população, referem-se ao distanciamento social, restringindo a circulação, as visitas e as reuniões presenciais de qualquer tipo ao estritamente necessário, distanciamento interpessoal mínimo de dois metros, evitando-se a formação de aglomerações, a observância de cuidados pessoais, sobretudo da lavagem das mãos, antes a após a realização de quaisquer tarefas, com a utilização de produtos assépticos, como sabão ou álcool em gel (70%), bem como da higienização com produtos adequados, dos instrumentos domésticos e de trabalho. E, manter sempre à disposição, na entrada do estabelecimento em local de fácil acesso, álcool em gel para utilização de clientes e funcionários.
As demais medidas podem ser visualizadas no decreto municipal disponível através do link: https://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/contents/paginas/arquivos/2020_05_13_1589393539.pdf. Dúvidas e informações sobre o novo decreto e o modelo de distanciamento podem ser esclarecidas através dos telefones 3433-2155 e 3433-2194.
Texto e foto: Daiane Altíssimo
Três dias de apresentações e exposições celebram o talento e a criatividade dos estudantes barbosenses.
“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.
Obra oferece estrutura moderna para lazer, esporte e integração social no Bairro Triângulo.
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.
Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.
Secretaria da Fazenda facilitou o pagamento aos contemplados para recebimento do valor via PIX ou transação bancária.