A Administração Municipal alerta sobre os cuidados que devemos ter com relação a economia de água neste período de seca.
Segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), devido à severa e prolongada estiagem que está atingindo o Rio Grande do Sul, os pontos de captação de água estão muito baixos em diversos municípios gaúchos. A Companhia vem trabalhando 24 horas por dia e tomando todas as providências necessárias para garantir o abastecimento e evitar o racionamento.
No Rio Grande do Sul, mais de 200 cidades decretaram situação de emergência desde o ano passado, em razão da estiagem, representando 40% do total das prefeituras do Estado. Com a situação de emergência decretada, estes municípios ganham o direito a benefícios para ações de combate à estiagem.
A grande maioria destes municípios possuem bacias de captação de água, diferentemente de Carlos Barbosa, que possui poços artesianos, porém, da mesma maneira devemos nos atentar a economia de água.
Além disto, com a retomada gradual dos veranistas ao litoral neste período, também é importante alertar para o consumo responsável de água, conservação do meio ambiente e consciência com a saúde, evitando o desperdício de água, recolhendo o lixo produzido na praia e mantendo a higienização constante.
Neste contexto, a cooperação da população é imprescindível. Dentre algumas das recomendações que devem ser tomadas para evitar o desperdício e um possível racionamento de água, estão:
- Não deixar a torneira aberta enquanto não estiver usando;
- Certificar-se de que as torneiras estão bem fechadas;
- Não tomar banhos demorados;
- Evitar lavar carros e calçadas com a mangueira;
- Manter limpos os reservatórios de água domiciliares;
- Reutilizar a água sempre que possível.
Por Assessoria de Imprensa
Evento recebeu o embaixador da Itália no Brasil.
Palestra com especialista acontecerá no dia 15 de maio, para profissionais que atuam no sistema de saúde do município.
Selo alusivo e programação relativa às imigrações foram lançados nesta tarde
Edição deste ano apresenta 25 expositores locais e acontece em paralelo ao Filó do FestiQueijo.
Etapa de avaliação dos textos prossegue até o final de julho
Serviços básicos e essenciais para o cidadão seguirão funcionando em horários específicos.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.