A Administração Municipal alerta sobre os cuidados que devemos ter com relação a economia de água neste período de seca.
Segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), devido à severa e prolongada estiagem que está atingindo o Rio Grande do Sul, os pontos de captação de água estão muito baixos em diversos municípios gaúchos. A Companhia vem trabalhando 24 horas por dia e tomando todas as providências necessárias para garantir o abastecimento e evitar o racionamento.
No Rio Grande do Sul, mais de 200 cidades decretaram situação de emergência desde o ano passado, em razão da estiagem, representando 40% do total das prefeituras do Estado. Com a situação de emergência decretada, estes municípios ganham o direito a benefícios para ações de combate à estiagem.
A grande maioria destes municípios possuem bacias de captação de água, diferentemente de Carlos Barbosa, que possui poços artesianos, porém, da mesma maneira devemos nos atentar a economia de água.
Além disto, com a retomada gradual dos veranistas ao litoral neste período, também é importante alertar para o consumo responsável de água, conservação do meio ambiente e consciência com a saúde, evitando o desperdício de água, recolhendo o lixo produzido na praia e mantendo a higienização constante.
Neste contexto, a cooperação da população é imprescindível. Dentre algumas das recomendações que devem ser tomadas para evitar o desperdício e um possível racionamento de água, estão:
- Não deixar a torneira aberta enquanto não estiver usando;
- Certificar-se de que as torneiras estão bem fechadas;
- Não tomar banhos demorados;
- Evitar lavar carros e calçadas com a mangueira;
- Manter limpos os reservatórios de água domiciliares;
- Reutilizar a água sempre que possível.
Por Assessoria de Imprensa
Cerimônia marca o início das comemorações da Semana da Pátria no município.
Metas foram atingidas pelo esforço de todos os profissionais e também pelo engajamento da população.
Distribuição beneficia diretamente agricultores familiares do município.
Ações incluem patrulhamento diário, educação preventiva e zelo por um ambiente escolar propício ao aprendizado.
Prefeita em exercício assina termo voltado à proteção e ao cuidado com as crianças nos primeiros anos de vida.
Plataforma interativa oferece consulta de dados e mapas, promovendo transparência e participação cidadã.
Três dias de apresentações e exposições celebram o talento e a criatividade dos estudantes barbosenses.
“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.