Solução moderna e ecológica amplia capacidade de uso, preservando o meio ambiente e otimizando espaço.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, realizou um novo projeto em parceria com o sistema Paso Al Cielo, da cidade de Passo Fundo, para a ampliação da área superior do Cemitério Público Municipal Jardim da Paz.
O projeto utiliza lóculos (gavetas) de polietileno totalmente vedados, garantindo o isolamento completo do necrochorrume (resíduo biológico). Nesses lóculos, a urna é colocada e selada por solda, evitando qualquer possibilidade de vazamento.
As estruturas são organizadas em um sistema modular de gavetas em aço zincado A36, muito resistente e com excelentes propriedades de soldagem. Dentro dessas cápsulas, os líquidos e resíduos biológicos são convertidos em gases, que são aspirados e filtrados por um sistema especial, devolvendo o ar purificado ao meio ambiente, tudo conforme exigem as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Além de ecologicamente sustentável, esse modelo otimiza o uso do espaço disponível por meio de um sistema de perfis metálicos, aumentando a capacidade sem gerar resíduos de construção, como tijolos, areia e cimento. Nessa unidade entregue são 56 espaços disponíveis.
A equipe da Secretaria realizou a instalação dos novos lóculos na última quinta-feira, dia 07 de novembro, concluindo com sucesso essa etapa do projeto.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade