Ação incentiva o descarte consciente de materiais que podem se tornar focos do mosquito Aedes aegypti.
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, divulgou os resultados da segunda edição da campanha Bota Fora 2025, realizada neste mês de julho. A ação percorreu bairros da cidade e a zona urbana de Arcoverde, promovendo o recolhimento de materiais sem uso que possam acumular água e se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Nesta segunda edição, a coleta ocorreu nos bairros da cidade e na zona urbana de Arcoverde. Foram recolhidos 1.088 itens diversos, como plásticos, baldes, garrafas, caixas d’água e latas de tinta, além de 16 pneus e 12 eletrônicos, totalizando 1.116 itens retirados de circulação que poderiam servir como foco do mosquito.
Além da campanha de coleta, os agentes de combate às endemias mantêm, ao longo do ano, um trabalho preventivo contra a proliferação do mosquito, com vistorias e orientações em domicílios e espaços públicos. O conjunto dessas ações, somado à colaboração da comunidade por meio de atitudes simples, como o descarte correto de resíduos e a eliminação de água parada em recipientes mal vedados, faz a diferença na proteção coletiva e contribui para evitar a ocorrência de casos no município.
A terceira e última edição da campanha está programada para ocorrer entre o final de novembro e o início de dezembro, com coletas abrangendo novamente a zona urbana e, desta vez, incluindo também as localidades do interior. Mais informações podem ser obtidas com o setor responsável pelo telefone (54) 3461-8942.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria da Saúde
Data limite foi no último sábado (26) e a próxima fase será de análise documental e divulgação da pontuação dos inscritos.
Quatorze candidatas disputarão os títulos de Senhorita e Dama de Companhia do festival.
Prazo para inscrições vai até o dia 8 de agosto
Mais de 34 mil pessoas passaram pelo festival gastronômico durante os cinco finais de semana de rica programação.
Equipe técnica aprofundou conhecimentos sobre legislação e práticas voltadas ao planejamento urbano.
O veículo, uma picape Frontier Attack 4x4, está personalizado e preparado para atuação operacional.
Alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto da rede municipal quanto estadual, devem regularizar seu cadastro para receber o documento e utilizar o serviço.
Treinamento gratuito será no dia 27 de agosto e orienta produtores sobre a emissão digital obrigatória que substitui o talão de papel.