A campanha coletou resíduos de vidro, óleo de cozinha e eletroeletrônicos, além de mais de 500 mudas de árvores nativas doadas.
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou na última sexta-feira (14), uma campanha de coleta de resíduos de vidro, óleo de cozinha usado e eletroeletrônicos, além da doação de mudas nativas. Veja os números desta importante ação que faz parte do Mês do Meio Ambiente:
• 600 kg de eletroeletrônicos coletados;
• 225 litros de óleo de cozinha usado coletado;
• 180 kg de vidros coletados;
• 537 mudas de árvores nativas doadas.
Resíduos eletroeletrônicos continuam sendo recebidos
Para os resíduos eletroeletrônicos, a população conta com um ponto fixo de coleta, o “Ecoponto”, que está situado no prédio da Prefeitura, com acesso pela Rua Floriano Peixoto e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Esses equipamentos descartados são compostos por metais pesados e elementos químicos que são nocivos ao meio ambiente, e podem contaminar a água e o solo, vindo a se tornar nocivo também à saúde das pessoas. Importante dizer que o caminhão da coleta seletiva NÃO recolhe esse tipo de resíduo. Se você tiver eletroeletrônicos a serem descartados, você deve levar até o Ecoponto da Prefeitura ou outro ponto de entrega voluntária.
Óleo de cozinha usado
A primeira e melhor opção para esse resíduo é destiná-lo nas campanhas de coleta. Porém, há mais uma opção, o óleo de cozinha usado pode ser colocado em garrafas PET transparentes, bem fechadas, com um espaço vazio na garrafa para não estourar no caminhão (o caminhão da coleta seletiva tem um sistema que realiza uma leve compactação dos resíduos).
Essa garrafa deve ser descartada junto aos resíduos RECICLÁVEIS. Quando chegar na usina de triagem, esse óleo será separado em tambores e será enviado para uma empresa licenciada que fará seu reaproveitamento.
Vidros
A primeira e melhor opção para esse resíduo também é destiná-lo nas campanhas de coleta. Isto porque, na coleta seletiva o vidro pode causar acidentes às pessoas que coletam e separam os resíduos, além de ser difícil a sua separação, por geralmente chegar na usina de triagem quebrado e mal acondicionado.
Se você for colocar vidro na coleta seletiva, fique atento: Esse resíduo deve ser colocado junto aos RECICLÁVEIS, ser embalado em recipiente resistente (como caixa de papelão), estar bem fechado, e identificar com a palavra VIDRO.
Doação de mudas de árvores
Esta é uma importante ação que visa o reflorestamento, recuperação de áreas de preservação permanente e de áreas degradadas. As áreas de preservação permanente, as chamadas APP’s, são áreas que devem ser preservados conforme Código Florestal, Lei Federal nº 12.651/2012.
As margens dos cursos d'água e nascentes, banhados e áreas muito íngremes são exemplos de locais que possuem essa preservação prevista em lei. Nestes locais, não é permitida nenhuma intervenção sem autorização do órgão ambiental.
Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo fone/Whats (54) 3461-8881.
Por Assessoria de Imprensa
Imagens: Secretaria do Meio Ambiente
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade