Município apresentou propostas para salvaguardar o idioma
O município de Carlos Barbosa integra um projeto regional pela manutenção da língua talian, o idioma formado pelos diversos falares da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (5), o diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari, apresentou um relatório sobre ações barbosenses a respeito da língua na assembleia de salvaguarda do talian, realizada em Caxias do Sul. A iniciativa é organizada por diversas entidades: Amesne, Iphan, UCS e grupos Girotondo e Miseri Coloni.
O documento elaborado pela Proarte, com contribuições do Núcleo de Estudos do Talian, apresenta diversas iniciativas que vêm sendo realizadas por barbosenses há cerca de 50 anos, como livros, eventos, cursos, entre outros.
O relatório também expressa a necessidade de produzir-se novas ações para que o talian seja valorizado pelas novas gerações, incluindo a necessidade de formar professores e desenvolver plataformas online atrativas para as novas gerações (o documento pode ser acessado aqui).
Na ocasião, o representante da Proarte recebeu os dois volumes do Dicionário Português Talian, de Darcy Loss Luzzatto, já disponíveis para a comunidade junto à Biblioteca Municipal Padre Arlindo Marcon.
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade