Projetos de escolas municipais e estaduais conquistam premiações em evento científico regional realizado na UCS.
Nos últimos dias 8 e 9 de setembro, alunos das redes municipal e estadual de ensino de Carlos Barbosa participaram da XVII Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Serra Gaúcha (MOSTRASEG). O evento, realizado no campus sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul, é promovido pelo Programa de Extensão Engenheiro do Futuro – ENGFUT e reúne projetos desenvolvidos por estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e Técnico, abrangendo todas as áreas do conhecimento.
A participação dos alunos barbosenses foi marcada pelo destaque e reconhecimento dos projetos apresentados. No dia 11 de setembro, os trabalhos premiados foram divulgados, demonstrando o comprometimento das escolas com a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento educacional.
Na categoria Prêmio Destaque Pensando a Educação, três projetos de escolas de Carlos Barbosa foram reconhecidos: “Descobrindo a ciência com sapiência: levando o conhecimento científico para a sala de aula através da literatura”, da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola; “Educação inclusiva: tecnologias interativas e recursos dinâmicos no apoio a alunos com necessidades educacionais específicas no ambiente escolar”, da EEEM São Roque; e “Viajantes literários: estratégias para combater a defasagem na leitura e incentivar a prática diária entre crianças (Fase II)”, da EEEM Elisa Tramontina.
Na categoria Prêmio Destaque Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, o projeto “Economia circular: um novo olhar na dinâmica de sustentabilidade”, desenvolvido pela EMEF Padre Pedro Piccoli, recebeu reconhecimento especial.
No Ensino Fundamental, o segundo lugar foi conquistado pelo projeto “Alimentakids: desenvolvimento de uma plataforma e livros lúdicos a fim de sugerir diferentes alternativas para ensinar uma alimentação saudável para as crianças (Fase II)”, da EEEM Elisa Tramontina. Este trabalho recebeu credencial para participação na 7ª Feira Estadual de Ciências da UNIVATES, em Lajeado.
Já no Ensino Médio, o projeto “Estudo sobre a implementação de jogos como recurso pedagógico que visa a inclusão entre os alunos e seus resultados no ensino tradicional e moderno (Fase II)”, também da EEEM Elisa Tramontina, conquistou o primeiro lugar e credencial para a MOSTRATEC, uma das mais importantes feiras científicas da América Latina, que acontece em Novo Hamburgo.
A Secretaria Municipal de Educação parabeniza todos os alunos, professores e equipes escolares envolvidas pelo trabalho em prol de uma educação de qualidade, que estimula o protagonismo estudantil e a construção do conhecimento por meio da pesquisa e da ciência.
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com Secretaria da Educação
Fotos: Secretaria da Educação
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade