A escola é pioneira em utilização da água da chuva e energia solar com excelentes resultados na economia.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito José Chies, através de repasse da Administração Municipal, recebeu um investimento federal que foi utilizado para realizar melhorias nas dependências da escola. Com este investimento, foram realizadas várias melhorias significativas, incluindo a demarcação da quadra esportiva externa e pintura das goleiras, bem como a substituição das redes das goleiras e de basquete.
A direção da escola também implementou a instalação de um bicicletário, incentivando os alunos a irem para a escola utilizando bicicletas, ao mesmo tempo em que oferecem um local seguro para armazená-las. Anteriormente sem esse local apropriado agora, com o bicicletário, os alunos podem desfrutar de uma prática saudável e de um estilo de vida ativo, promovendo assim hábitos saudáveis e incentivando a prática de esportes entre os estudantes.
Encontro com a Polícia Rodoviária Federal
No dia 22 de março, sexta-feira, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito José Chies receberá a visita de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a realização de atividades educativas com os alunos dos anos finais. O objetivo deste encontro é fomentar a conscientização sobre segurança no trânsito, por meio de jogos interativos e exposições que estimulam a reflexão sobre temas relevantes.
O evento acontecerá no ginásio da escola, onde a PRF irá expor uma viatura especial, para que os alunos possam tirar fotos. As atividades ocorrerão durante o horário de aula, das 7h30 às 11h30.
Inovações: Energia Solar e Captação de Água da Chuva
A EMEF Prefeito José Chies implementou em 2021 um sistema fotovoltaico para geração de energia e outro para captação de água da chuva. Ambos os sistemas têm apresentado excelentes resultados na economia de energia e água.
Desde agosto de 2021, a escola vem monitorando a geração de energia pelo sistema fotovoltaico. Até março de 2024, foram gerados mais de 3,5MW (mega watts) de energia, resultando em uma significativa redução de 3,57 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Atualmente, a escola gera 3 KW de energia por dia, o suficiente para alimentar 71 lâmpadas LED de 10 watts simultaneamente. Além disso, duas cisternas com capacidade de 10.000 litros cada, que foram instaladas para a captação de água da chuva, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos.
Os alunos do 4º e 5º ano são responsáveis pela leitura diária dos equipamentos de medição, realizando cálculos do consumo de água economizada. Mais de 0,7 milhão de litros de água da chuva foram recuperados até o momento e estão sendo utilizados para os vasos sanitários dos professores e para a limpeza externa dos pátios.
A escola planeja futuramente, instalar uma terceira cisterna de água da chuva. Para entender melhor o funcionamento desses sistemas, assista ao vídeo clicando aqui.
Por Assessoria de Imprensa 
Imagens: EMEF Prefeito José Chies
  
  Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
  
  Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
  
  Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
  
  Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
  
  Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
  
  Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
  
  Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
  
  Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade