A EMEF Prefeito José Chies implementou ainda no ano de 2021, um sistema fotovoltaico para geração de energia e outro para recuperação da água da chuva. Ambos os sistemas já geraram e seguem gerando resultados excelentes na economia de energia e água.
Sistema Fotovoltaico
Em Agosto de 2021, a escola começou a realizar a medição da geração de energia como resultado do sistema fotovoltaico e concluiu-se que, até hoje, Maio de 2022, mais de 1MW (um mega watts) de energia foi gerado, onde os resultados podem ser comparados e acompanhados pelos alunos. Com a quantidade de mega watts gerada até então, pode-se ter um comparativo de como se fosse a energia gasta por uma família de quatro pessoas durante o período de dez meses.
Com esse resultado, tem-se uma redução de 1,07 toneladas de dióxido de carbono (CO2) que deixam de ser emitidos na natureza, equivalente a plantação de 38 árvores ou a redução de 430kg de carvão que seria utilizado para geração dessa energia.
Atualmente, está sendo gerado 720 watts de energia e para que os alunos possam compreender e comparar resultados, uma lâmpada led com a potência de 10 watts foi instalada na escola, ou seja, essa energia gerada seria suficiente para fazer 71 dessas lâmpadas funcionarem simultaneamente.
Sistema para captação da água da chuva
A escola também dispõe de uma cisterna com capacidade de 10.000 litros para realizar a captação da água da chuva. A água economizada até hoje está sendo utilizada para os vasos sanitários dos professores e também para limpeza externa dos pátios.
Desde a implantação do sistema, os alunos do 4º e 5º ano fazem a leitura diária do equipamento de medição, e após, retornam para sala de aula e realizam os cálculos do consumo diário e mensal de água economizado, junto com seus professores.
Atualmente, mais de 61.000 litros de água da chuva foram recuperados e seguem sendo utilizados pela escola. Futuramente, a escola prevê a instalação de mais uma cisterna de água.
O diretor Paulo César Bellaver ressalta que, todo esse trabalho é realizado com fins educacionais, com objetivo de ensinar os alunos sobre sustentabilidade na prática e no melhor lugar, que é a escola.
Para entender melhor como funcionam ambos os sistemas, acesse o vídeo clicando aqui.
Por Assessoria de Imprensa
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura