A Secretaria Municipal de Projetos Públicos e Meio Ambiente, informa que mais um caso de descarte incorreto de resíduos de serviço da saúde ocorreu nesta segunda-feira, 09. Na ocasião, foram encontrados mais de 100 seringas e agulhas descartados junto a coleta de lixo seco do município. Este material, além de causar poluição do meio ambiente, ocasiona risco de acidentes e contaminação para as pessoas que trabalham na segregação dos resíduos domésticos do município.
Conforme a Equipe Técnica do setor de Meio Ambiente, este é o quarto caso de descarte incorreto destes materiais nos últimos meses, e desta forma, o setor investigará quem foram os responsáveis pelo descarte, uma vez que, conforme a Lei Municipal n°3460/2017, trata-se de crime ambiental. Este tipo de material, devido as suas características, deve ser coletado em meios estanques, rígidos, hígidos e resistentes além de passar por tratamento específico antes de serem descartados, como preconiza as Resoluções CONAMA n°358/2008 e ANVISA n°222/2018. A destinação final deste tipo de resíduo é de responsabilidade do gerador, sendo proibido o descarte junto a coleta de lixo doméstico.
Ressalta-se que a população que gerar este tipo de resíduo pode entregá-la junto ao Centro Municipal de Saúde, de maneira gratuita, para que após estes sejam encaminhados para destinação ambientalmente adequada, evitando tanto danos ao meio ambiente quanto a saúde humana.
Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3461.8879, no setor de Meio Ambiente.
Texto: Jaqueline Camillo
Fotos: Secretaria de Projetos Públicos e
Meio Ambiente
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.
Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.
Secretaria da Fazenda facilitou o pagamento aos contemplados para recebimento do valor via PIX ou transação bancária.
Confira as datas das próximas parcelas e formas de pagamento disponíveis para não ficar em débito com o município.
População poderá indicar prioridades em educação, saúde e pavimentação para inclusão nas leis orçamentárias municipais.
EMEI Arco-Íris e EMEF Nossa Senhora Aparecida, estão recebendo melhorias na segurança e no conforto para valorizar alunos e educadores.