O fim de semana foi especial para os imigrantes italianos aqui de Carlos Barbosa. Na sexta-feira (14), chegou à cidade o Cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, para uma extensa agenda no município que incluía atendimento aos que buscam a cidadania, visita à Administração Municipal, empresas da cidade e ao FestiQueijo.
No sábado (15), Valerio participou de solenidade na localidade do Cinco da Boa Vista, iniciando na Igreja São João da Cruz, sendo considerada o marco da Imigração Lombarda no Brasil. No local, centenas de pessoas acompanharam uma apresentação de resgate da história dos antepassados apresentada em português e no dialeto. Na sequência, foi descerrada a placa afixada em frente a Igreja São João da Cruz, identificando a construção da Igreja como símbolo dos italianos provenientes das províncias de Bérgamo e Cremona, no ano de 1876.
O Bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e o Bispo Emérito, Dom Alessandro Ruffinoni, de origem bergamasca, juntamente com o Pároco, Padre Roberto Carlos Fávero, conduziram a bênção no descerramento da placa aos presentes.
Após a solenidade todos foram participar do almoço de confraternização no salão ao lado da Capela junto a apresentações de corais e de escolas do Município.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Sandro Darsie
“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.
Obra oferece estrutura moderna para lazer, esporte e integração social no Bairro Triângulo.
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.
Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.
Secretaria da Fazenda facilitou o pagamento aos contemplados para recebimento do valor via PIX ou transação bancária.
Confira as datas das próximas parcelas e formas de pagamento disponíveis para não ficar em débito com o município.