Em Carlos Barbosa, quatro farmácias participam do programa federal, que tem como objetivo complementar o acesso a medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde.
O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo complementar o acesso a medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, mediante parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Com isso, além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, os cidadãos podem obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao PFPB.
Em Carlos Barbosa, além dos medicamentos disponibilizados pela farmácia municipal, há quatro estabelecimentos que atendem pelo programa Farmácia Popular: Tchê Farmácias, Santa Clara, São João (filial do Calçadão – Elisa Tramontina) e Farmácias Associadas (no Calçadão – Elisa Tramontina).
Esses medicamentos podem ser gratuitos ou estar sujeitos a copagamento - nestes casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor (até 90% do preço de referência tabelado), ficando o restante a cargo do cidadão, de acordo com a política de preços praticada pela farmácia.
Para adquirir medicamentos nessas farmácias, é necessário realizar um breve cadastro pessoalmente e apresentar receita médica e documento com foto.
Para visualizar os medicamentos disponíveis no programa Farmácia Popular, clique aqui.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik
Serviços básicos e essenciais para o cidadão seguirão funcionando em horários específicos.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.