Na manhã desta terça-feira, 11, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro Piccoli, foi realizada a abertura da capacitação do projeto Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. Estiveram presentes a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Jéssica Dalcin Andrioli, o Secretário de Esportes Lazer e Juventude e substituto de Segurança e Trânsito, Marcos Schneider, o Promotor de Justiça Élcio Resmini de Menezes, o Capacitador da AJURIS Alceu Valim de Lima, a Coordenadora da Justiça Restaurativa de Carlos Barbosa, Mari Ângela Stallivieri, diretoras, representantes das escolas e profissionais da Assistência Social.
Durante a abertura, a Coordenadora Mari Ângela Stallivieri agradeceu a presença de todos, principalmente dos facilitadores que aceitaram esse desafio. “A Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz tem suas raízes, e a dignidade e o respeito fazem parte disto. Se conseguirmos trabalhar com as crianças nas escolas, tendo dignidade e respeito, com certeza mudaremos a sociedade”, enfatizou.
Passado a palavra ao Capacitador da Ajuris Alceu Valim de Lima, o mesmo ressaltou a importância de que o gestor na escola, como em qualquer entidade e instituição, conheça a essência do Círculo. Já o Promotor de Justiça Élcio Resmini de Menezes disse que nós precisamos acreditar que a intervenção que propomos a fazer, com a Justiça Restaurativa, é ainda a melhor possibilidade para os jovens.
No pronunciamento da Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Jéssica Dalcin Andrioli, falou da caminhada do projeto Justiça Restaurativa, que iniciou em 2017 onde várias entidades foram parceiras. “Na primeira capacitação começamos através da Secretaria de Segurança e Trânsito, com apoio do CONSEPRO, e na segunda capacitação contamos com o apoio do Poder Judiciário”, comentou Jéssica. Ainda em sua fala, disse que tem certeza que foi colhido muitos frutos com este trabalho, e certamente será colhido muitos outros. Agradeceu a disponibilidade dos facilitadores e todos envolvidos, e desejou-lhes uma ótima formação.
Neste ano, a capacitação acontecerá de 11 a 14 de fevereiro, na escola Padre Pedro Piccoli. A iniciativa tem o objetivo de formar facilitadores de justiça restaurativa em círculos de construção de paz e círculos conflitivos. Estes atuarão na prevenção e na transformação de conflitos, através da utilização de processos circulares. Para mais informações, contatem o fone 3433-2902.
Texto e fotos: Daiane Altíssimo
“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.
Obra oferece estrutura moderna para lazer, esporte e integração social no Bairro Triângulo.
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.
Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.
Secretaria da Fazenda facilitou o pagamento aos contemplados para recebimento do valor via PIX ou transação bancária.
Confira as datas das próximas parcelas e formas de pagamento disponíveis para não ficar em débito com o município.