Em homenagem ao sesquicentenário, Carlos Barbosa recebe espetáculo teatral gratuito no próximo sábado, dia 24 de maio.
Neste dia 20 de maio de 2025, o Rio Grande do Sul celebra uma data histórica: os 150 anos da Imigração Italiana no Estado. A chegada dos primeiros imigrantes italianos, em 1875, marcou o início de um processo de ocupação e desenvolvimento de diversas regiões gaúchas.
Esses imigrantes trouxeram tradições, saberes e valores que contribuíram para a formação de muitas comunidades. Sua influência ainda pode ser observada nos costumes familiares, na gastronomia, na agricultura e na arquitetura de inúmeros municípios do Estado.
Imigração Italiana no Município
Carlos Barbosa está entre os municípios gaúchos marcados pela chegada dos primeiros imigrantes italianos, em 1875. Naquele ano, famílias passaram a ocupar lotes da antiga colônia Conde d’Eu, que abrangia a atual sede do município e sua parte oeste, além de áreas localizadas a leste, pertencentes à antiga colônia Santa Maria da Soledade.
A etnia italiana é a predominante em Carlos Barbosa, com descendentes de imigrantes originários das regiões do Vêneto, Lombardia, Trento, Friuli e Piemonte, que preservam e transmitem diversos aspectos daquelas culturas, como dialetos e gastronomia.
Hoje, o município celebra os 150 anos dessa herança, reafirmando a importância da imigração italiana na construção de sua identidade e trajetória de desenvolvimento.
Espetáculo “Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio” vem comemorar a data
Como parte dessa celebração, a Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte, promove a apresentação do espetáculo teatral “Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio”, no próximo sábado, 24 de maio, às 19h30, no Centro Cultural Mãe de Deus. A entrada é gratuita.
O grupo Miseri Coloni, de Caxias do Sul, é uma referência histórica na região, com mais de quatro décadas dedicadas à criação de espetáculos que resgatam a história da imigração italiana. “Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio” é a nova montagem do grupo, criada especialmente para o marco dos 150 anos da imigração italiana no Estado.
A peça é ambientada nas décadas de 1920 e 1930, em meio a disputas políticas e tensões sociais, e sua narrativa evidencia a trajetória dos imigrantes e as marcas que deixaram na cultura local.
O espetáculo tem 80 minutos de duração e utiliza a linguagem do teatro documentário, com depoimentos reais, máscaras, sombras, canto, dança e projeção de vídeos e fotos. A direção é de Fábio Cuelli, e a montagem conta com a participação de mais de 40 profissionais entre elenco e equipe técnica.
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Proarte
Data limite foi no último sábado (26) e a próxima fase será de análise documental e divulgação da pontuação dos inscritos.
Quatorze candidatas disputarão os títulos de Senhorita e Dama de Companhia do festival.
Prazo para inscrições vai até o dia 8 de agosto
Mais de 34 mil pessoas passaram pelo festival gastronômico durante os cinco finais de semana de rica programação.
Equipe técnica aprofundou conhecimentos sobre legislação e práticas voltadas ao planejamento urbano.
O veículo, uma picape Frontier Attack 4x4, está personalizado e preparado para atuação operacional.
Alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto da rede municipal quanto estadual, devem regularizar seu cadastro para receber o documento e utilizar o serviço.
Treinamento gratuito será no dia 27 de agosto e orienta produtores sobre a emissão digital obrigatória que substitui o talão de papel.