Secretaria da Agricultura divulga orientações e oferece suporte na transição para a NF-e
A Secretaria Municipal da Agricultura relembra os produtores rurais que a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), será obrigatória para toda a agricultura familiar a partir de 5 de janeiro de 2026, substituindo definitivamente o antigo talão de produtor em papel.
A medida segue determinação estadual aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e publicada no Diário Oficial do Estado, ampliando as ações de modernização e conformidade fiscal.
Desde fevereiro deste ano, produtores rurais que tiveram receita bruta igual ou superior a R$360 mil em 2023 ou 2024 já precisam emitir NF-e ou NFC-e em operações internas. Esses contribuintes puderam utilizar os talões impressos até 30 de junho de 2025. Desde 1º de julho, o uso do talão de papel está proibido para esse grupo.
A partir de 5 de janeiro de 2026, a exigência passará a valer para todos os produtores rurais, independentemente do faturamento. Nas operações interestaduais, a obrigatoriedade da nota eletrônica já é válida para todos os produtores do Rio Grande do Sul.
Para auxiliar os agricultores na adaptação ao novo sistema, a Secretaria da Agricultura mantém atendimento presencial até às 12h do dia 31 de dezembro de 2025, oferecendo orientações práticas e esclarecimento de dúvidas sobre a emissão da nota eletrônica.
Em apoio ao processo de transição, a Secretaria, em parceria com a Emater/RS-Ascar, também realizou, em 28 de agosto deste ano, uma capacitação para produtores rurais, apresentando o funcionamento do aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) e os principais passos para emissão da NF-e.
Emissão da Nota Fiscal Eletrônica
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) recomenda o uso do aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), disponível gratuitamente para celular e acessado com login gov.br. O aplicativo permite gerar um QR Code mesmo sem internet, que será validado posteriormente quando houver conexão, respeitando os limites de:
Também estão disponíveis outras soluções oferecidas por cooperativas e associações, assim como a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e), que pode ser emitida pelo computador.
A Secretaria da Agricultura, a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais estarão prestando apoio a todos os produtores rurais nesta fase de transição, e orientam que todos os interessados procurem o atendimento municipal para garantir uma adaptação tranquila e segura ao novo sistema de emissão de notas fiscais.
Para dúvidas ou mais informações, a Secretaria da Agricultura pode ser contatada pelo telefone (54) 3461-8877, além da Emater pelo telefone (54) 99928-3022 e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais pelo telefone (54) 3461-1327.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Local passa a oferecer novas opções de lazer, práticas esportivas e bem-estar à população integrando atividades com a natureza
Quatro caminhões, dois utilitários e uma minivan irão garantir o suporte às demandas do município
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Evento tem a participação do SAMU e dos Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa